119 views 5 mins

7 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

em Especial
sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Para Celson Hupfer, CEO da Connekt e doutor em Psicologia Social, não existe muito segredo, basta manter a calma e agir o mais natural possível. “É importante que a conversa seja a mais natural possível e que o candidato deve agir de modo parecido como em outras situações sociais. O único ponto é que a pessoa deve ficar atenta com sua oratória, demonstrar suas qualidades e os motivos pelos quais ela deve ser contratado”. Para auxiliar no processo de recrutamento, o especialista separou sete dicas, que inclusive, podem ser utilizadas durante a pandemia para entrevistas online. Confira:

  1. – Seja pontual – A primeira dica é ser pontual, seja na entrevista presencial ou por vídeo, como estão sendo realizadas durante a pandemia. É preciso ver com antecedência o percurso até o local de entrevista e se programar para chegar com antecedência, levando em conta que podem ocorrer imprevistos. Já para o online, realize testes de áudio e vídeo e se possível, coloque um despertador cinco minutos antes, para não perder a hora, já que como estamos em casa, as chances de se distrair e perder o horário são maiores.
  2. – Comunicação verbal – Treine alguns pontos que julga importante falar durante a entrevista. Já no momento, seja o mais claro e conciso, utilizando tom de voz adequado. A forma como falamos pode transmitir confiança, porém, quando feito de modo errado, pode transparecer timidez ou até, falta de interesse ou sabedoria para determinados assuntos.
  3. – Mantenha contato visual – Manter um contato visual pode aproximar você do recrutador, e significar a ele autoconfiança e sabedoria em lidar com momentos de nervosismo. Esse tipo de contato ajuda a estabelecer conexão com o contratante e faz com que ele sinta mais empatia com você durante a entrevista.
  4. – Permaneça atento – Treine sua atenção para não perder o foco durante a entrevista. Desligue o celular, fique longe de relógios e lembre de tirar chicletes ou balas da boca. No caso da entrevista online, avise os familiares, fique longe de ruídos externos da rua e não fique perto de animais, apesar de serem fofos, eles também podem tirar a sua atenção.
  5. – Roupas – É importante buscar a cultura da empresa, quais os tipos de roupa que utilizam no dia-a-dia, para ter uma ideia em quais peças utilizar. Evite roupas extravagantes e itens como chinelo, boné, peças curtas, transparentes ou decotadas. É importante passar uma certa formalidade e demonstrar que você conhece o ‘estilo’ da empresa. A regra vale também para a entrevista online.
  6. – Seja natural – A entrevista de emprego é uma conversa natural. Então, atente-se aos sinais que o seu recrutador dá. “Dance a dança dele. Se ele fizer brincadeiras, dê risada e continue com a comunicação visual. Caso ele seja mais sério, permaneça com uma postura parecida. Lembre-se de não se alongar nas respostas, ao mesmo tempo que não fale de modo tão resumido, não minta, domine seu currículo e fale sobre suas conquistas e expectativas e se tiver dúvidas, questione o entrevistado”, finaliza Hupfer.
  7. – Respire! – É comum ficarmos nervosos, ter dor de cabeça ou ansiedade. Por isso, é importante respirar pausadamente antes e durante a entrevista, isso leva ar aos pulmões e cérebro e dá a sensação de calma no corpo. A ansiedade pode fazer a gente a falar demasiadamente ou calar-se mais, contrair o corpo e causar nervosismo e estresse, nosso corpo fala, então também evite cruzar os braços, gesticulações agressivas e desordem com bolsa ou pasta que levou para a entrevista.

Fonte e mais informações: (www.connekt.com.br).