126 views 5 mins

O futuro exigirá profissionais especializados em desenvolvimento humano

em Especial
segunda-feira, 20 de julho de 2020

Diante de um cenário de transformação digital e de hiperautomação de processos e sistemas, habilidades humanas como empatia, criatividade, inovação e trabalho em equipe nos diferenciarão das máquinas

Elton Schneider (*)

Se estamos vivendo um momento de avanços tecnológicos – principalmente da inteligência artificial impactando o futuro dos empregos, das profissões e dos negócios – surge também a necessidade de um novo profissional preocupado em aprimorar as experiências cognitivas, sociais, emocionais, artísticas, motivacionais e de liderança para a nova era do home office, do teletrabalho e das atividades remotas realizadas em plataformas digitais, surge o especialista em Coaching e Desenvolvimento Humano.

Esse profissional desenvolve habilidades e competências pessoais (que o ajudarão em sua própria vida) e profissionais (para o desenvolvimento humano e profissional de outras pessoas). Um bom Coach equilibra seu desenvolvimento pessoal com habilidades para a potencialização da atuação profissional de outras pessoas, utilizando-se de métodos e técnicas para a melhoria da performance, da excelência pessoal e profissional, através do mais poderoso processo de desenvolvimento humano da atualidade.

A profissão de Coach pode ser interessante para quem pretende abrir seu próprio negócio e iniciar uma nova carreira, ou para quem busca aperfeiçoamento no momento atual, como gestores, empreendedores, profissionais liberais, atletas, esportistas, atores, músicos, entre outros.

Além disso, bons profissionais da área de coaching estão sendo recrutados por organizações para atuar como gestores de desenvolvimento humano. Esta formação também é indicada para pessoas que tenham interesse em direcionar a sua carreira para preparar e desenvolver pessoas, elaborando planos de treinamento e desenvolvimento personalizados, além de implantar de ações de educação corporativa e de desenvolvimento organizacional.

Este perfil profissional é indicado para pessoas que se identificam com a gestão da diversidade humana, e que pretendam atuar com processos de mudanças de cultura, com tomadas de decisão, com os relacionamentos em ambientes corporativos e com a aprendizagem organizacional.

De acordo com grupo de pesquisa e consultoria em tecnologia da Gartner, um dos grandes desafios das organizações do futuro, envolve o desenvolvimento humano com o uso de tecnologias, em suas casas e escritórios que serão seu novo ambiente de trabalho. Trata-se da busca de um equilíbrio entre trabalho e vida em família, do uso de tecnologias com o trabalho em equipe, do desenvolvimento pessoal e profissional, do contato visual digital com o toque, com o abraço e com a empatia.

Liderar equipes de trabalho neste contexto, envolve ajudar as pessoas a enfrentarem o processo de mudança e adaptação de um mundo em transformação. Trata-se de uma combinação de habilidades técnicas no uso de tecnologias com habilidades humanas que exigem capacidade de concentração, tomada de decisão, análise de informações e capacidade de identificar no outro suas potencialidades e fragilidades.

Estamos vivendo uma transformação das áreas de gestão de recursos humanos para uma área de gestão do desenvolvimento humano, leis, regras trabalhistas e organizacionais deverão ser cumpridas, pessoas e talentos deverão ser desenvolvidos, mudando-se o paradigma, muda-se o desafio. Cabe ao novo profissional elevar as capacidades de desempenho humano, maximizando habilidades, estimulando o reconhecimento de suas vulnerabilidades, potencializando o trabalho em equipe, o respeito as diferenças e individualidades, em um mundo em constante mudança e transformação, em que acreditar no potencial do outro e da equipe talvez seja o segredo do sucesso.

(*) É diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter.