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Natal 2023: O que o varejo pode esperar das vendas para o final de ano?

em Especial
terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Uma pesquisa da plataforma PiniOn mostra que 58% dos entrevistados pretendem aproveitar as festividades para presentear alguém

Dezembro é o mês do ano mais esperado pelos varejistas, por ser a época que o setor é mais movimentado devido às compras de final de ano e presentes de Natal. Um levantamento realizado pela Globo, através da PiniOn, plataforma mobile de coleta e análise de dados para pesquisa e mercado, mostra que 58% dos entrevistados pretendem presentear alguém neste natal.

Várias empresas acreditam que o Natal de 2023 será melhor do que o ano passado. Considerando que no mesmo período em 2022 ocorria a Copa do Mundo, quando a população acabou investindo bastante durante o evento e deixando como prioridade ao em vez de priorizar as festas de final de ano. “Tínhamos acabado de iniciar nossas vendas no Brasil, não éramos muito conhecidos no mercado, mas tivemos um faturamento de R$ 3 milhões. A expectativa é que agora seja de R$ 5 milhões”, comenta Liu Yang, diretora de marketing da Gaabor.

A Gaabor é uma marca de eletroportáteis, com design inovador e vem se destacando durante as datas marcantes no varejo por ter inovadoras e ótimas opções de presente, como air fryers, umidificador de ar, ventiladores e outros utensílios para a casa. “São produtos certeiros que auxiliam na rotina, ou seja, ganhar produtos como esses serão ótimos presentes para o Natal”, ressalta a executiva.

Uma característica que está presente cada vez mais forte nos consumidores é adquirir online todos os itens de desejo. “A conveniência de não precisar sair de casa, enfrentar lojas lotadas e a onda de calor, é algo que encanta os compradores” afirma Liu. Um estudo realizado pela LTK, plataforma de links comissionáveis para influenciadores, mostra que 38% da população já iniciou as compras em setembro. O número representa um aumento de 25% na comparação com o ano passado.

Além de todas essas informações, é essencial que as empresas estejam atentas às expectativas e tendências do mercado e sempre inovando nas estratégias de marketing, já que esse é o caminho com mais sucesso para conquistar novos clientes.