
Pequenas e grandes corporações estão atentas ao uso de diferentes tecnologias para maximizar os negócios. As empresas menores, no entanto, muitas vezes se sentem inseguras para investir na estratégia, preocupadas em arriscar o desempenho e o orçamento.
Mesmo assim, apostam: uma pesquisa do Slack mostrou que 43% das pequenas empresas procuram novas ferramentas tecnológicas para melhorar a sua produtividade e eficiência. Com o crescimento do e-commerce no país e o aumento da competitividade online, esse esforço acaba sendo urgente para empresas se destacarem entre seus pares.
Mas, é possível aumentar a performance do negócio com poucos recursos, sem comprometer as finanças da companhia? Para Daniela Torres, sócia e CEO da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce, sim. “Investir na presença das marcas em ambientes virtuais nunca foi tão necessário e acessível.
No entanto, antes de aderir a qualquer ferramenta, é preciso avaliar a compatibilidade com seu produto, a mão de obra interna para gerenciamento, o orçamento e a mensuração de resultados no curto e médio prazo. É importante entender as tendências do mercado, mas não é porque determinada estratégia trouxe resultados para o concorrente que necessariamente funcionará para todos”, explica.
A especialista traz algumas sugestões de ferramentas acessíveis para empresas otimizarem suas vendas nos ambientes virtuais. Confira:
- Inteligência artificial – A IA tem ganhado espaço em âmbito global: o mercado deve chegar a US$ 1,3 trilhão em 2032, de acordo uma projeção da BlackRock. Para o e-commerce, fazer uso dessas ferramentas incorpora novas possibilidades de suporte durante a jornada de compra: elas são capazes de automatizar processos, melhorar a interação com os clientes, analisar dados de usuários para oferecer promoções mais certeiras, entre outras funções.
A IA também pode auxiliar na produção de conteúdo para divulgação de produtos. Existem ferramentas de inteligência artificial gratuitas, ou com preços acessíveis, que podem dar suporte nessas tarefas estratégicas, como o ChatGPT e o Gemini.
- WhatsApp Business – Boa comunicação com o cliente é um dos principais incentivadores da fidelização. Com o WhatsApp Business, é possível gerenciar diversas conversas com clientes e ter uma interação personalizada de maneira ágil, o que melhora a experiência de compra do usuário.
A ferramenta também possibilita enviar mensagens automáticas aos clientes, como mensagens de ‘boas-vindas’, oferecer catálogos de produtos, classificar os contatos com o uso de marcadores e até mesmo receber pagamentos direto da plataforma. O aplicativo é gratuito.
- Serviços de Nuvem – As ferramentas de nuvem auxiliam no armazenamento de dados das empresas, de forma centralizada e colaborativa, o que traz praticidade no dia a dia. Além disso, são ferramentas mais seguras, já que as informações são criptografadas e estão menos suscetíveis a complicações de vazamentos de dados.
O fato de estarem salvos online também diminui o risco de perda por dano a equipamentos físicos. Costumam ser ferramentas de fácil manuseio, que ajudam no compartilhamento de dados e trazem mobilidade, já que é possível acessá-las de qualquer lugar, o que otimiza a rotina e reduz custos com hardware. Alguns exemplos são Google Drive, One Drive, Dropbox e iCloud; é possível encontrar suas versões gratuitas, mas o valor aumenta dependendo da quantidade de espaço necessária.
- Google Analytics – Essa ferramenta analisa a performance de sites e aplicativos, trazendo suporte para as equipes de marketing. Ela apresenta informações sobre comportamento dos usuários na plataforma em questão, além de dados sobre tráfego e desempenho, permitindo que os gestores possam traçar ações estratégicas mais direcionadas.
Com tantos dados em mãos, é possível entender os gargalos e dificuldades, e traçar planos adequados para melhorar as vendas. O Google Analytics é gratuito. Apenas sua versão 360, direcionada para empresas com movimentação massiva de dados, é paga. – Fonte e mais informações:
(https://simplesinovacao.com/).