109 views 7 mins

Emprego no exterior: Como se preparar e encontrar boas oportunidades

em Especial
terça-feira, 15 de setembro de 2020

A busca por um emprego no exterior é crescente entre os brasileiros. Saber como se preparar e encontrar boas oportunidades faz toda a diferença para ter sucesso na jornada.

Morar em outro país é o sonho de muita gente. Seja pela segurança, pelas melhores condições de trabalho ou pelo desejo de viver algo novo, a busca por um emprego no exterior segue em crescimento entre os brasileiros. Mas como se preparar e encontrar boas oportunidades?

Nessa jornada, sua grande aliada será a internet, que pode ser útil tanto na preparação quanto na busca por um emprego. Para te ajudar nesse processo, separamos 5 dicas que vão do que você deve fazer ainda no Brasil, até o processo seletivo. Confira!

1. Aprenda o idioma do país que você deseja morar

A língua é uma das maiores barreiras para quem quer morar no exterior. O português não é o idioma mais falado do mundo e, mesmo em países que compartilham o nosso idioma, o sotaque faz com que a compreensão não seja tão simples.

Chegar em outro país sabendo nada do idioma não é uma boa ideia! Por isso, pesquise qual país você deseja morar para começar a aprender a língua. Idiomas como o francês e o inglês podem ser estratégicos porque são línguas faladas em todos os continentes.

Para quem não tem tempo para fazer aulas em uma escola presencial, a dica é contar com aplicativos, como o app Babbel. Em uma metodologia totalmente online, é possível fazer aulas de francês no seu ritmo, com lições que são baseadas na realidade do país e de como as pessoas se comunicam.

2. Pesquise sobre como morar no país de forma legal

Estar ilegal em um país, qualquer que seja ele, é sempre um grande problema. Ainda que não seja possível precisar o número de brasileiros que vivem fora do país, não é novidade que uma boa porcentagem não está legalizada na nação que escolheu morar.

O problema é que, ao permanecer ilegal em um país, o cidadão perde muitos de seus direitos. Na maioria dos países, quem está ilegal não pode trabalhar de forma registrada, utilizar alguns recursos públicos e pode enfrentar uma deportação se encontrado pela polícia.

Entretanto, existem formas de fazer a mudança legalmente, especialmente por meio de um emprego no exterior. Após analisar o país que você deseja morar, conheça quais são as maneiras legais de morar e como o processo funciona.

Normalmente, os países não ajudam um brasileiro a se regularizar legalmente por trabalho quando já está morando no local. O processo costuma começar ainda no Brasil, por meio do Consulado.

Ao conhecer detalhes da imigração, as chances de ter problemas ao chegar no país diminuem consideravelmente.

3. Prepare um bom currículo em outro idioma

Assim como no Brasil é preciso enviar um currículo para participar de processos seletivos, no exterior você também deve contar com uma carta de apresentação – no idioma em questão.

Se você já começou a fazer suas aulas de língua estrangeira, pode se arriscar a montar o próprio currículo. Em caso de dúvidas, tanto portais da internet podem ser úteis quanto a ajuda de um profissional da tradução.

Você pode pesquisar como são os currículos em determinado país, uma vez que o formato brasileiro pode não ser o mesmo utilizado na nação em questão.

4. Comece a pesquisa por vagas

Mais uma vez, a internet será sua aliada na busca por vagas, especialmente em sites como o LinkedIn. Com mais de 200 milhões de usuários no mundo, muitas empresas utilizam a plataforma para encontrar profissionais capazes de preencher requisitos de trabalho.

Uma grande vantagem do LinkedIn é que o usuário consegue pesquisar vagas por localidade. Assim, ao identificar o cargo de preferência e a cidade que você gostaria de trabalhar, pode encontrar vagas abertas e até se candidatar pelo LinkedIn.

Outra dica para pesquisar vagas é marcar presença em grupos de brasileiros no exterior. Muitos grupos online compartilham vagas de trabalho e, como uma vantagem extra, você pode conhecer mais sobre a vida lá fora e até fazer algumas amizades.

5. Mantenha a calma nas entrevistas

A etapa de entrevista é uma das mais importantes em vagas de emprego no exterior. É por meio de uma chamada online que os recrutadores poderão avaliar o candidato, analisando se preenche os requisitos de trabalho.

Se passar por uma entrevista no Brasil, em português, já mexe com os nervos de qualquer um, a situação pode ser muito mais estressante nas oportunidades em outros países. Porém, se esforce para manter a calma.

Essa fase é decisiva e pode ser o momento de virada que vai permitir concluir a jornada. Vale fazer uma boa meditação antes de começar o processo seletivo e se lembrar que você fez tudo o que precisava para estar preparado.

Depois, se aceito, é só preparar a mudança e embarcar com a mente aberta para viver uma experiência única!