90 views 3 mins

Embaixada da Itália lança novo guia de negócios no Brasil

em Especial
sexta-feira, 20 de novembro de 2020

A Embaixada da Itália no Brasil acaba de lançar a nova versão do “Guia de Negócios no Brasil” (“Guida agli Affari in Brasile”), um documento voltado a empresas e operadores econômicos italianos interessados no mercado do país. O guia tem 341 páginas e foi desenvolvido em parceria com a empresa GM Venture e a consultoria KPMG, podendo ser baixado gratuitamente em: (http://ambbrasilia.esteri.it/ambasciata_brasilia/resource/resource/2020/11/guida_2020.pdf).

O documento de 2020 foi enriquecido e atualizado, adicionando novos capítulos sobre oportunidades de investimento em setores de particular interesse, entre os quais, higiênico-sanitário e de petróleo e gás. O objetivo é oferecer aos empresários italianos um instrumento simples e de consulta rápida para as suas decisões estratégicas dentro do mercado brasileiro.

Além disso, ele apresenta um mapeamento das oportunidades de investimento por área geográfica, uma descrição das formas de assistência que o “Sistema Itália” pode oferecer às empresas, um breve guia atualizado sobre aspectos legais, fiscais e regulatórios e a lista das 968 empresas italianas recenseadas no Brasil, discriminadas por área geográfica e principais setores de atividade.

O embaixador italiano no Brasil, Francesco Azzarello, ressaltou “o intenso trabalho de equipe entre as instituições e o setor privado que levou à atualização da última edição do guia, enriquecido com novos conteúdos e dados que levam em conta a aceleração do processo de transformação digital e as mudanças no contexto socioeconômico provocadas pela pandemia. Espero que possa representar o ponto de partida para novas histórias de sucesso da importante presença empresarial italiana no Brasil”.

O país se apresenta como destino para empresas italianas em busca de oportunidades de crescimento. Os programas de privatizações e concessões são interessantes, assim como as novas oportunidades no setor de petróleo e gás e no setor de saneamento”, pontuou o manager director da GM, Graziano Messana. Já o Partner Audit e Head Italian Desk da KPMG Brasil, Luca Esposito, disse que economia brasileira “continua crescendo em alguns setores estratégicos, como o agronegócio, onde as exportações atingiram valores recordes, junto com os saldos da balança comercial” (ANSA).