90 views 3 mins

Como se realocar no mercado de trabalho na retomada econômica

em Especial
quinta-feira, 06 de agosto de 2020

A pandemia da Covid-19 gerou uma enorme onda de desemprego no País e um baque sem precedentes na economia mundial. Mesmo com a situação ainda não controlada totalmente, a economia começa a dar sinais de reconstrução e, aos poucos, as empresas acenam com novas oportunidades no mercado de trabalho.

Porém, com tantos desempregados e poucas vagas ainda disponíveis, os candidatos precisam estar atentos e atualizados para que tenham mais chances de serem reinseridos nas empresas. Gerente de seleção na Mrh, Valéria Mota alerta que esta época é bastante desafiadora e que exigirá bastante para candidatos a vagas de emprego. Segundo a gestora, algumas posturas e hábitos podem fazer toda a diferença na hora de colocar o currículo nas empresas.

“Estamos em uma época de retomada onde as empresas começam a se sentir confortáveis para abrir novas vagas. Entretanto esta ainda é uma época bastante desafiadora e os candidatos precisam estar antenados e mostrar conhecimento em suas áreas. Elaborar um currículo claro, simples e que detalhe cursos e outras experiências que agreguem valor ao profissional fazem toda a diferença. É preciso estar antenado em sites de vagas e sempre se candidatar àquilo que condiz com seu perfil”, explica.

Ainda de acordo com Valéria um dos grandes aliados na hora de busca de empregos é a rede social LinkedIn. “Recomendo sempre estar atento ao LinkedIn, que é uma mídia profissional que auxilia o mercado. Manter seu LinkedIn sempre conectado, buscar estar sempre fazendo novas conexões, aumentar seu networking e gerar conteúdo positivo é um grande passo e diferencial para quem quer retornar ao mercado de trabalho”, sugeriu.

Além das dicas que considera fundamentais para quem participa de processos seletivos, Valéria também cita algumas características que sempre pesam a favor de candidatos selecionados, como a flexibilidade. “Algumas competências comportamentais também agregam valor ao candidato. A flexibilidade é uma das principais.

É estar flexível a diferentes jornadas de trabalho, estilo de cada gestor, modelos de gestão, isso é muito importante. Além do mais, precisam estar sempre conectados à novas tecnologias, conhecer as características do mercado onde atuam, estarem sempre atualizados com mídias sociais e sempre, sempre buscando gerar conteúdos positivos”, concluiu. Fonte: (mrhgestao.com.br).