99 views 3 mins

Como liderar com sucesso em tempos de transformação

em Especial
sexta-feira, 15 de março de 2024

À medida que o mundo do empreendedorismo caminha em constante evolução, é fundamental que os líderes se adaptem a essas mudanças de forma eficaz. Para passar por transformações da melhor maneira possível, uma liderança forte e capaz de orientar as equipes é indispensável.

No entanto, a confiança e a capacidade de lidar com os desafios apresentados durante as transformações são habilidades que precisam ser desenvolvidas por boa parte dos profissionais que ocupam cargos de gestão. Segundo dados da consultoria especializada em transformação organizacional Olivia, e publicados pela Revista Exame, 40% dos líderes afirmam não estar preparados para mudanças.

De acordo com o palestrante, gestor e empreendedor em diversas áreas de negócio, Rica Mello, a chave para navegar pela transformação é permanecer ágil e adaptável. Ele enfatiza a importância de estar aberto a mudanças, além de aprender e evoluir continuamente como líder. “O cenário dos negócios está em constante evolução e, como líderes, devemos estar dispostos a nos adaptar para nos mantermos à frente”.

Um dos aspectos mais importantes da liderança eficaz durante os períodos de mudança é a comunicação. O empresário enfatiza a importância da comunicação clara e transparente com os membros da equipe. “Durante as transições, é fundamental manter sua equipe informada e envolvida no processo de tomada de decisões. Isso não apenas gera confiança, mas também incentiva a colaboração e a inovação”, explica.

Além da comunicação eficaz, o especialista acredita que motivar os membros da equipe é crucial para o sucesso, mesmo com modificações nas estruturas organizacionais. Rica acredita que os gestores devem liderar pelo exemplo, mostrando resiliência e determinação frente aos desafios. “É durante esses períodos de transformação que os líderes têm a oportunidade de inspirar os profissionais, mostrando que tudo é possível com a atitude e a mentalidade correta”.

Além dessas estratégias, o gestor destaca a importância da flexibilidade. No atual ambiente de negócios em ritmo acelerado, é importante que os líderes sejam capazes de mudar e ajustar suas estratégias conforme necessário. Isso requer capacidade de tomar decisões rápidas e bem informadas. Como conselho final, Mello lembra aos líderes que, ao se depararem com decisões difíceis, é importante lembrar dos valores fundamentais da empresa e fazer escolhas que se alinhem com a visão e a cultura organizacional. – Fonte e outras informações: (www.ricamello.com.br).