101 views 5 mins

Uso excessivo de aplicativos atrapalha o trabalho e pode causar estresse

em Espaço empresarial
quinta-feira, 05 de agosto de 2021

Trazer o trabalho do escritório para casa nos levou a usar aplicativos mais do que nunca: nosso Zoom está sempre aberto por causa de incontáveis reuniões e, agora, estamos muito mais dependentes do e-mail ou de mensagens instantâneas para não deixar nada passar. Mas isto trouxe alguns inconvenientes à nossa rotina de trabalho, como a App Fatigue.

A App Fatigue pode ser definida como o uso excessivo de aplicativos que atrapalha nossos fluxos de trabalho e “representa um fator de estresse desnecessário para as diferentes equipes de uma empresa. Não se trata de abrirmos mão deles, mas, sim, adaptá-los em um único Sistema Operacional de Trabalho que nos permita acessar as informações mais facilmente, com um único clique e sem a necessidade de navegar de um app ao outro”, afirma Brunno Santos, diretor de canais para a monday.com no Brasil.

Essa “fadiga” é mais comum do que pensamos, pois estima-se que as pessoas usam até 28 aplicativos para realizar tarefas básicas e que passamos de um app a outro até dez vezes por dia, o que significa perder até 32 dias por ano (fonte: Ring Central). Neste sentido, a monday.com tem quatro dicas para se evitar o App Fatigue e construir um sistema de trabalho simples e eficiente:

  1. – Reveja seu fluxo de trabalho – A grande maioria dos aplicativos usados no espaço de trabalho foi desenhada para solucionar problemas específicos e possivelmente seja justamente por isso que estejamos usando mais ferramentas do que o necessário. Por isso, é importante avaliar nosso fluxo de trabalho a fim de identificar os pontos onde as ferramentas possam estar gerando mais problemas do que soluções.
  2. – Centralize as ferramentas em um único espaço – Uma parte significativa dos trabalhadores se queixa de que a colaboração entre vários departamentos é seu principal desafio na hora de trabalhar. Neste sentido, centralizar todas as ferramentas em um único espaço é vital e poderia ajudar bastante os times a não só obter maior visibilidade de todo o processo e da evolução de cada tarefa como também otimizar a colaboração e a tomada de decisão no momento adequado.
  3. – Automatize – Se é necessário contar com um número considerável de ferramentas no fluxo de trabalho, uma grande opção é automatizar os processos que dependem delas, já que, além de eliminar o erro humano em tarefas operacionais, também permite criar um fluxo de trabalho sem interrupções que melhore a experiência das pessoas. Além disso, ao automatizar as tarefas mais tediosas, também é possível que as equipes foquem nos trabalhos mais importantes e de maior impacto para maximizar a produtividade da organização como um todo.
  4. – Pense em suas novas necessidades – Um novo fluxo de trabalho também trará consigo novas necessidades para o resto dos departamentos de sua organização. Neste sentido, o melhor é optar por uma plataforma que dê transparência a cada processo e tenha o potencial para responder tanto às condições atuais de seu time quanto às de outros departamentos, otimizando, assim, a colaboração, produtividade e a dependência de ferramentas diferentes em cada área.

No final do dia, devemos ter em mente que um app ou ferramenta são apenas recursos que podem nos ajudar a realizar uma série de tarefas. Por isso, “saber aproveitar seu potencial da melhor maneira possível seguirá sendo fundamental em um contexto como o atual, onde a organização, a transparência e o trabalho colaborativo serão a chave para trabalharmos da maneira que mais nos agrada”, conclui Brunno – Fonte: (https://monday.com/lang/pt/).