123 views 6 mins

Três motivos para investir em softwares customizados

em Destaques
quinta-feira, 05 de agosto de 2021

Após mais de um ano do surgimento da pandemia, as empresas foram impulsionadas por novos modelos de concorrência e precisaram encontrar formas mais eficientes de alavancar seus negócios para continuarem operando. A Transformação Digital foi, de maneira imediata, a solução para muitas corporações manterem o ritmo.

Uma pesquisa realizada pela The Economist Intelligence, a pedido da Microsoft, mostra que a pandemia acelerou a Transformação Digital em 72% das empresas que implementaram soluções como computação em nuvem, inteligência artificial, machine learning e internet das coisas, apontadas entre as ferramentas essenciais para este momento.

Diante disso, a Transformação Digital aliada a digitalização é o melhor caminho para que empresas continuem a existir e a prosperar em seus negócios. A cultura digital nos cerca. Ela está aí para facilitar nossa vida pessoal e profissional, além de ter um impacto direto nos processos e resultados das empresas. Não existe segmento de mercado que consiga fugir. A digitalização dos negócios, a automatização de processos e a inovação digital não são mais um diferencial, mas uma necessidade.

Por muito tempo, a melhor opção para as empresas que buscavam se digitalizar era a contratação de softwares de prateleira, ou seja, soluções prontas, produzidas de maneira genérica, uniforme e em larga escala, que atendiam boa parte das demandas de forma eficiente. Hoje o contexto é outro. Saímos da Era da Produção e entramos na Era da Personalização. Eficiência é o básico. O que diferencia uma empresa e a torna mais competitiva é a sua capacidade de adaptação às mudanças do mercado e às necessidades dos consumidores.

Por isso a demanda por soluções digitais customizadas cresceu. Com elas, uma empresa pode desenvolver um produto alinhado às expectativas de seus clientes, como também atender questões internas com mais agilidade e autonomia. Em outras palavras, a grande vantagem de um software customizado é obter uma solução pensada e construída 100% às especificidades do negócio.

Atualmente, temos um número infinitamente maior de ferramentas e tecnologias, para que se possa customizar um produto digital com excelência, dentro de um processo bem estruturado, seguro, eficiente e viável financeiramente. Manoel Souza, co-fundador e CEO da ateliware, empresa de desenvolvimento de softwares handmade, cita três bons motivos para uma empresa apostar na implementação de softwares customizados:

  1. Boas experiências geram melhores resultados: Cada vez mais vemos notícias de produtos e serviços criando e gerando plataformas digitais com foco na experiência dos seus clientes, isso porque as expectativas dos consumidores crescem cada vez mais a um ritmo acelerado, e a única maneira de acompanhar é criando experiências inesquecíveis.

Desenvolver um softwares customizado traz benefícios positivos e se torna fundamental para a diferenciação da marca e para evitar o risco de oferecer uma experiência digital comoditizada, com pouco valor agregado;

  1. – Tecnologia como aliada e potencializadora do seu negócio: Um software customizado se adequa às necessidades, processos e regras do negócio e não ao contrário. Todos os aspectos que tornam seu negócio único são levados em consideração. Com a customização é também possível dar vazão à criatividade e chegar às melhores soluções.

Além disso, garantir a segurança digital do negócio é essencial e um software desenvolvido exclusivamente para uma empresa atende a todos os pontos sensíveis com excelência. Dessa maneira, ela terá a garantia de que suas informações e dados estão seguros e em sua posse, e não de terceiros;

  1. – No futuro toda empresa será uma empresa de tecnologia: Possuir uma tecnologia proprietária e não depender de terceiros é uma grande vantagem, pois possibilita ter o controle total do funcionamento da ferramenta. Com isso, a empresa ganha agilidade e flexibilidade, pois poderá adaptá-la e aprimorá-la sempre que necessário.

É muito comum que, mesmo que uma empresa esteja utilizando um software há algum tempo, ela se depare com novas necessidades e novas demandas. Diante disso, realizar mudanças e adaptações em um software sob demanda e proprietário é muito mais fácil do que em um sistema de prateleira, onde muitas vezes as opções de customização são limitadas. – Fonte e outras informações: (www.ateliware.com).