70 views 2 mins

Tão importante quanto fazer dinheiro é não perder dinheiro

em Espaço empresarial
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Todo empresário quer que seu negócio cresça e que os lucros aumentem, porém, em muitos casos, o caminho que ele busca para isso é ir atrás de mais clientes, deixando de prestar atenção a pontos importantes da gestão.

Segundo Jhonny Martins (*), vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, tão importante quanto fazer dinheiro é não perder dinheiro nos negócios. “Para ter sucesso financeiro em um negócio, é fundamental não apenas focar em aumentar a receita, mas também em otimizar os custos e a gestão”, explica.

Além de buscar mais clientes, o empresário também precisa analisar custos invisíveis que fazem com que ele perca dinheiro, como as faltas dos funcionários e os impostos pagos mensalmente. “Muitas vezes, falta clareza aos empresários sobre qual é o melhor enquadramento tributário para sua empresa e como gerenciar eficientemente seus recursos”, exemplifica.

Para o executivo, é normal que o empreendedor acredite que precisa apenas vender mais serviços para mais pessoas, porém, ao mesmo tempo, ele deixa de olhar para seus funcionários, para os custos invisíveis e para o absenteísmo, que é quando um funcionário está faltando direto e gerando custos para a empresa.

“Muitas vezes, ele nem está olhando para o imposto que paga todos os meses. Será que é o melhor enquadramento tributário? Isso é falta de clareza na gestão”, avalia, ao ressaltar que
não perder dinheiro é uma forma do empresário fazer dinheiro. “É crucial para o empresário investir em educação e desenvolver uma compreensão sólida dos aspectos financeiros e operacionais de seus negócios, já que se ele melhora a gestão, naturalmente sobra mais”.

(*) – É contador e advogado pela PUC-SP, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Instagram @jhonnymartins.