99 views 3 mins

Rumo ao futuro: por que a governança da inovação é urgente?

em Espaço empresarial
terça-feira, 05 de março de 2024

Daniel Rodrigues Alves (*)

Um estudo realizado pela Accenture, demonstrou que organizações que adotam um modelo de governança para a inovação apresentam duas vezes mais resultados do que aquelas que ainda não se organizaram dessa forma. O estudo levou em consideração os esforços e resultados de inovação de cerca de mil empresas.

Segundo o professor Jean-Philippe Deschamps, a governança da inovação alinha metas, aloca recursos e atribui autoridade decisória para inovação, em toda a empresa, com os parceiros e ecossistemas aos quais se conecta. Esse sistema representa, antes de tudo, uma mudança de mentalidade e atitudes, tornando o movimento consciente, organizado e colaborativo.

Para implementar esse processo é importante mapear e organizar o funil de inovação de toda uma empresa para que a estratégia vire realidade. Para isso, é preciso que as organizações olhem para a sua cultura e objetivos para ajustar a estrutura conforme as suas necessidades. O grande diferencial desse modelo de governança é, justamente, o comprometimento de todos os colaboradores para potencializar mecanismos inovadores.

Sendo assim, com o fortalecimento desses processos e metodologias é possível transformar a estratégia da empresa, alinhando a liderança e empoderando o time de inovação para aumentar sua influência, amplitude, qualidade e resultados dos projetos, de modo que as pessoas colaborem com segurança emocional. Visto que entendem quais são as “regras do jogo” e como podem cooperar.

Além disso, traz ordem, constância e previsibilidade para essas mudanças. Desenvolvendo nos times a maestria em gerenciamento de projetos, resultando em domínio sobre o funil de inovação. Ou seja, uma visão clara do que vai ser lançado no curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, esse modelo de governança capacita o desenvolvimento do plano de inovação das empresas gerando alta agilidade e consequentemente aumentando a competitividade no mercado.

Assim, fica clara a importância da administração para fazer com que todos os tipos de organizações tenham sucesso em suas inovações e no impacto que geram em seus negócios.

(*) – Conselheiro Estratégico certificado pelo CMJ e de Inovação certificado pela Gonew/HSM, é CEO da Innoway (https://www.innoway.com.br).