Reforço aos princípios da governança corporativa

O The IIA – The Institute of Internal Auditors, o maior organismo de auditoria interna do mundo -presente em 200 nações – acaba de divulgar um comunicado oficial à cúpula do G20, grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do planeta, mais a União Europeia.

No documento a entidade pede ao bloco que reforce os elementos básicos de governança corporativa, independente do tipo de organização, sejam empresas privadas ou governamentais e de todos os tamanhos e segmentos. De acordo com o The IIA é preciso que as organizações invistam em três pilares centrais:

. Prestação de Contas – de gestores a stakeholders é preciso realçar mecanismos de transparência, integridade e liderança. As divulgações necessitam ser precisas, oportunas, confiáveis, abrangentes, e em conformidade com a legislação e requisitos regulamentares, além de estarem em compliance com suas normas éticas.

. Ação – As tomadas de decisões da gestão devem ser baseadas em risco e com aplicação criteriosa de recursos. Isso é fundamental para alcançar os objetivos de uma organização. Os gestores devem fornecer à direção, garantias de análises, planejamento, monitoramento, supervisão de riscos e relatórios confiáveis.

. Garantias – Independência e garantias objetivas são cruciais para dar clareza e confiança e promover melhoria contínua por meio de rigorosa investigação e comunicação perspicaz. Isso é alcançado por meio de uma auditoria interna que atue com independência e de acordo com os padrões internacionais.

Para reforçar esses pilares, o The IIA recomenda o uso de seu “Modelo de Três Linhas” (uma das ferramentas de gerenciamento de riscos mais conhecidas e confiáveis do mundo), que fornece uma base sólida para garantir a preparação, resiliência e agilidade organizacional em tempos de grandes mudanças e incertezas.
Fonte e mais informações: (www.iiabrasil.org.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap