100 views 3 mins

Questões contábeis para quem deseja importar ou exportar

em Espaço empresarial
quarta-feira, 30 de junho de 2021

A importação e exportação estão crescendo diariamente. De acordo com o IBGE, somente no primeiro trimestre as exportações de bens e serviços cresceram 3,7% em relação ao quarto trimestre de 2020. As importações cresceram 11,6% no mesmo período. Esses dados revelam que este é um momento propício para os negócios e chamam a atenção de empresários que buscam importar e exportar.

A contadora e diretora da Contax Contabilidade e Planejamento Tributário, Debora Christiane Correa, explica que aumentou a procura de empresas que querem buscar negócios internacionais, e alega como parte desse processo a importância de estar atento às questões fiscais e tributárias. “Qualquer tipo e tamanho de empresa pode importar ou exportar, pois a atividade não se restringe apenas a grandes empresas, mas é preciso conhecer os detalhes formais dos países com os quais se está negociando”.

A contadora explica que os escritórios de contabilidade são parceiros importantes nesse momento, orientando principalmente com relação à área fiscal e na avaliação dos custos. A assessoria contábil auxilia em vários processos, desde a obtenção do Radar/Siscomex, emissão de notas fiscais das operações, além de diversas outras questões tarifárias e burocráticas, bem como, a busca por benefícios fiscais como TTD – Tratamento Tributário Diferenciado, junto aos Estados da Federação.

Criado pela Receita, o Radar/Siscomex é o sistema utilizado para evitar fraudes em relações de comércio exterior e conta com dados contábeis, fiscais e aduaneiros em tempo real. A contabilidade auxilia no processo de habilitação da empresa junto ao sistema para que se possa importar ou exportar dentro das regras vigentes. A especialista ainda alerta que a alta complexidade tributária do Brasil e de países do exterior exigem atenção redobrada das empresas que desejam internacionalizar produtos e serviços.

“Uma pequena irregularidade principalmente quanto as classificações fiscais dos produtos (NCM) podem acarretar em prejuízos nas operações, caso o produto fique retido em sua origem ou destino, ou seja, apreendido”, explica. Outro ponto destacado por Debora é que o especialista contábil é indispensável para quem deseja encontrar caminhos e soluções para a economia nos gastos.

“Para empresas que importam ou desejam iniciar na área, o profissional contábil pode auxiliar com o planejamento tributário visando o mercado de comércio exterior, com obtenções de incentivos fiscais disponíveis nos estados e no âmbito federal”, relata ao destacar que a revisão e a análise na formação do preço final do produto, seja ele importado ou exportado, é fundamental no processo de internacionalização da empresa. Nessa etapa a empresa pode evitar perdas e gerar competitividade de mercado nacional e internacional. – Fonte: (www.contax.srv.br).