O projeto “Queijo do Marajo´ – o processo de Indicacão Geográfica” foi o grande vencedor na categoria Articulacão de Cadeias de Valor, concorrendo com projetos de toda América Latina, no concurso de histórias de sucesso Transformando Vidas. A iniciativa pertence ao Programa AL-Invest 5.0, um dos programas de cooperação econômica mais bem sucedidos da União Europeia na América Latina, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento empresarial na região, reduzindo a pobreza por meio do aprimoramento da produtividade das MPEs, promovendo o seu desenvolvimento sustentável.
Como exemplo de destaques no projeto apresentado no concurso está o Queijo do Marajó Fazenda São Victor, devido às expressivas premiações a nível nacional e internacional. A iguaria bubalina conquistou premiações, como: o primeiro lugar no XII Encontro Nacional de Criadores de Búfalos e II Marajó Búfalos, tendo o reconhecimento na maior premiação de queijos artesanais; o Prêmio Queijo do Brasil, como o “Bronze” na III Edição; o ’Super Ouro” na IV Edição, e “Ouro” na V Edição. Emplacou também, com a categoria “Prata”, na maior competição mundial de produtos lácteos, na França – IV Edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers.
Outro referencial até mesmo em termos de qualidade do produto, foi a conquista do Selo Arte, como primeiro produto no Pará com autorização para vender em todo território nacional. “É gratificante ver a representatividade dos produtores queijeiro da Ilha do Marajó. Um produto tão genuíno, e que hoje, é conhecido e reconhecido a nível internacional, sendo um dos destaques no projeto, e que foi o grande vencedor do concurso”, frisa Cecília Pinheiro, proprietária da Queijaria Fazenda São Victor.
De acordo com Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, o concurso é um viés relevante para gerar prospecção e inserção de produtos da categoria no exterior. “A busca do mercado internacional é algo que muitas empresas sonham trabalhar. Pensando em desenvolver potenciais desses empresariados, estamos participando de eventos de exportação, com planos de trabalhar o mercado externo junto a aqueles que estão prontos”, revela. Outras informações (https://www.facebook.com/queijodomarajofazendasaovictor/).