Por que é fundamental investir em um bom ambiente de trabalho?

Marco Zanatta (*)

Além de ter modificado grande parte dos nossos hábitos e costumes diários, no ambiente de trabalho, a pandemia também nos obrigou a dar mais atenção para alguns aspectos que – se não passavam despercebidos – ficavam à margem das nossas prioridades. O cenário de incertezas e a instabilidade econômica afetaram diretamente não somente os donos das empresas, mas todos que fazem parte da equipe.

A necessidade de se adequar ao “novo normal” gerou estresse, conflitos, medo e tensão, mas aqueles que conseguiram “atravessar” essa fase, certamente solidificaram seus laços e fortaleceram a relação do time como um todo.
Dentro deste contexto, fica claro que é cada vez mais necessário investir em um bom ambiente de trabalho.

Investir, nesse caso, não tem a ver com aportes financeiros, ou algo do tipo, mas em olhar para quem, de fato, faz o seu negócio prosperar: os colaboradores. A construção de uma cultura voltada para pessoas, um local inclusivo e com espaço para todos, bem como a relação de confiança desenvolvida entre o RH e cada membro da equipe, são alguns dos fatores que influenciam diretamente na vida e no desempenho de cada colaborador.

O desenvolvimento de um time forte, com pessoas comprometidas, responsáveis e, sobretudo, reconhecidas, permite que cada um demonstre a “sua melhor versão” e exerça as suas tarefas com mais assertividade, atenção e empenho. Contudo, sabemos que manter toda a equipe motivada não é tarefa fácil. Somos seres humanos e nem sempre estaremos em um “dia bom”. Nesse sentido, a realização de eventos comemorativos (mesmo que de maneira remota) focados na integração da equipe pode ser considerada uma iniciativa interessante para descontrair e amenizar o estresse do dia a dia.

Aliado a isso, o investimento em um plano de carreira, política de feedback, o bom relacionamento entre gestores e colaboradores, e uma constante gestão de pessoas, sem dúvida alguma, serão refletidos em bons resultados para a companhia.
Também é fundamental reconhecer e valorizar cada indivíduo de modo específico, estimulando cada membro a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais, de forma que ele enxergue na empresa uma ponte para a realização de suas ambições.

A escolha de um local para se trabalhar é baseada sobretudo em afinidades: sejam elas de retornos financeiros, segmentos e áreas de atuação, tipo de ambiente ou benefícios. Reconhecer os melhores talentos e, sobretudo, mantê-los na companhia, é preponderante para o sucesso de toda a equipe.

Independentemente da tecnologia utilizada, o ser humano sempre será o bem mais valioso que qualquer empresa pode ter. Promover um bom ambiente de trabalho é, acima de tudo, oferecer um retorno justo, satisfatório e que esteja de acordo com as expectativas e desejos de quem nos escolhe.

(*) – Formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Assis Gurgacz, é CEO e fundador da Govtech Aprova Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap