110 views 2 mins

Negócios devem voltar à normalidade no 1º semestre de 2021

em Espaço empresarial
quinta-feira, 06 de agosto de 2020

O cenário econômico para os pequenos negócios deve voltar à normalidade no final do 1º semestre de 2021. A perspectiva é do presidente do Sebrae, Carlos Melles, que participou de uma live sobre o empreendedor contra a pandemia, promovido pelo canal Conexão Mais. O debate analisou o futuro das micro e pequenas empresas diante da crise. Um dos maiores desafios, segundo Melles, continua sendo a falta de crédito para o segmento.

O panorama no setor começa a ser retomado de forma lenta, mas a tendência é que volte à normalidade entre junho e julho do próximo ano. “É preciso que os donos de pequenos negócios renegociem com os bancos, com seus fornecedores e com os clientes”, aconselhou. “O faturamento das empresas caiu com a pandemia, mas estamos retomando a movimentação aos poucos”, observou, ressaltando que o Sebrae elaborou 47 protocolos para ajudar os pequenos negócios no retorno às suas atividades depois da pandemia.

Ressaltou ainda que a crise fez com que os pequenos negócios passassem a tomar novos rumos, como adotarem o uso da tecnologia para a comercialização de serviços e produtos. No período da crise, os empresários também procuraram qualificação. “Estimulamos as micro e pequenas empresas a serem digitais e a procura pelos nossos cursos cresceram mais de 200%”, disse Melles.

O Pronampe foi citado como uma alternativa de financiamento para o segmento. Para finalizar, Melles destacou que as micro e pequenas empresas atualmente representam 27% do PIB e que o objetivo é elevar o percentual para 40%, já que o setor é um dos mais gera empregos e renda no país (AI/Sebrae).