169 views 5 mins

Mudanças no cenário político não excluem a possibilidade de empreender

em Espaço empresarial
quinta-feira, 14 de julho de 2022

Muitas pessoas sentem insegurança para empreender e investir, com medo das constantes mudanças que acontecem no cenário político e econômico, que ficam ainda mais evidentes em um ano de eleições. O especialista em empreendedorismo Leandro Otávio Sobrinho, que já atuou em diferentes ramos como moda, varejo, construção, sempre focado na gestão de sua empresa, descarta as oscilações políticas como obstáculo.

“Na maioria dos casos, isso é apenas uma desculpa, uma forma de justificar a procrastinação em fazer algo novo, ficando mais fácil culpar o sistema do que se adaptar a ele. A política no Brasil e em vários países sempre foi algo repleto de adversidades, mas no fim os empreendimentos seguem seu curso e, na maioria dos casos, prosperam para aqueles que focam no seu negócio”, opina.

As constantes especulações do mercado de ações também constituem um dos fatores que causam insegurança para aqueles que querem abrir uma empresa. “Quando é noticiado que uma empresa teve uma queda de 50% no valor de suas ações, isso não quer dizer que essa companhia está faturando 50% a menos ou seu lucro despencou. Esse é um mercado especulativo e não deve influenciar os novos empreendimentos”, orienta.

Para empresários que já estão atuando, mas sentem que não irão prosperar devido ao cenário político ou pelas especulações de mercado, Sobrinho recomenda que é importante manter o foco e a constante busca por inovação, manter a equipe de funcionários motivada refletindo em um atendimento ao cliente de qualidade.

“O empreendedor deve manter a atenção em seus clientes e em suas estratégias de negócio. Se ele focar apenas em quem será o próximo ministro da Fazenda ou o próximo presidente para tomar um posicionamento, provavelmente ficará esperando para sempre já que o cenário político está em constante mudança e por isso é preciso estar preparado para oscilações financeiras”.

Leandro afirma que mesmo com as constantes dificuldades, o Brasil apresenta um cenário mais vantajoso para empreender se comparado a países já estabelecidos economicamente. “O Brasil está repleto de oportunidades. Se você analisar um país de primeiro mundo, como Estados Unidos ou Japão, por exemplo, existe uma competitividade gigantesca entre as maiores marcas desses países, que investem muito dinheiro para se manterem como as principais escolhas dos consumidores.

Enquanto isso, o cenário nacional dá espaço para novas marcas se estabelecerem como referências em um mercado que segue em constante evolução”, relata.
Pelas experiências vividas pelo especialista, os momentos de mudança na política são os mais favoráveis para dar início ou prosperar em um empreendimento.

“Já vivi diversas trocas de presidente e são nos momentos mais turbulentos que surgem as melhores oportunidades. Desde boas compras relacionadas a mercadorias, até adquirir operações completas já em funcionamento. Abre-se um leque enorme de possibilidades para quem quer começar ou expandir seu negócio”, pontua, ao reforçar a importância de empreendedores darem total atenção aos seus negócios e não se preocuparem com problemas externos que podem ou não afetar uma empresa.

“O importante, nesse tipo de situação, é motivar a sua equipe e estreitar o relacionamento com os seus clientes. Siga fazendo o que deve ser feito para que seu empreendimento prospere e deixe que os especuladores sigam falando sobre as vindouras instabilidades de mercado”, finaliza. – Fonte e mais informações, acesse (www.raiseinvestor.com).