O amanhã já começou e é preciso estar atento às novidades tecnológicas

Diego Santos (*)

A transformação digital está acontecendo em todos os âmbitos e de forma muito acelerada. Os últimos dois anos foram insanos para todos os mercados. Todos precisaram se reinventar de alguma maneira para continuar atendendo os seus clientes e mantendo a operação ativa.

Quanto mais tempo as empresas resistem em se transformar na velocidade necessária para acompanhar o mercado, mais perderá espaço para seus concorrentes conhecidos — sem contar os desconhecidos, que estão nascendo agora. Todos os anos, inúmeras tendências surgem e é preciso compreender melhor o que está ocorrendo em torno de algumas destas novidades para que a sua empresa possa acompanhar a transformação que o mundo está vivendo.

Temos os temas tradicionais e que, na minha opinião, nunca sairão de moda: Cibersegurança, Resiliência das Aplicações, Conectividade, Continuidade do Negócio. Claro que existem outros temas conhecidos, mas não comum a todos ainda — Automação, Data Driven, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada (VR), Blockchain etc. Sobre alguns desses temas você pode ainda não ter ouvido falar ou não ter prestado a devida atenção.

Mas, certamente, você já deve ter se deparado com alguém falando que está no metaverso e que isso vai mudar tudo. Outros ainda questionam: Mas o que é Metaverso? Não é mais uma modinha? Já não existe? E claro, há pessoas que passaram por tecnologias semelhantes e questionam: Não seria o Secondlife?

A conversa é muito mais profunda e pode ser desdobrada em diversos temas diferentes que suportam o momento tecnológico (muito mais avançado que 10 anos atrás) e o contexto que vivemos (Trabalho Híbrido). Criptomoedas então, parece quase assunto de “boteco”: ou você já pesquisou sobre o tema, ou conhece algum “expert” para dar dicas de como entrar neste mercado.

A atenção das pessoas está naquilo que já virou onda e, por muitas vezes, já passou. Por outro lado, existe uma mudança muito mais profunda em curso ocorrendo exatamente agora. Nós estamos vivendo história, uma história que pode ter alguma paridade com o passado, mas nada fácil de prever o que acontecerá — o momento tecnológico é único e o contexto de vida das pessoas também.

Mas, mais do que isso, todas as empresas precisam ter estratégias bem definidas para transformarem suas empresas e gerarem mais valor aos seus clientes. Quem não fizer isso ou demorar para acompanhar o movimento, estará fora do jogo. Acha muito distante da sua realidade debater sobre Metaverso ou Criptomoedas em sua empresa?

Não se engane, estes assuntos chegarão em sua porta, cedo ou tarde. E a história mostra que chegar cedo demais pode custar muito dinheiro e, tarde demais, a sobrevivência do seu negócio. Fique atento. E voltando à questão do título deste artigo: caminhamos, agora, para um novo momento da digitalização. Para se ter uma ideia, tecnologias em cloud não são mais opcionais.

O tema é tão relevante que a Gartner, uma consultoria internacional em TI, prevê que, este ano, os gastos mundiais dos usuários finais em serviços de nuvem pública devem apresentar expansão de 20,4% ante 2021, totalizando US$494,7 bilhões. Para o ano que vem essa estimativa é maior ainda, de US$600 bilhões. A Cibersegurança também sempre foi um assunto importante e que está cada vez mais inserido na realidade das empresas, afinal, ninguém quer ser a próxima vítima.

Um estudo do Centro de Expertise Setorial em Financial Services, da Distrito Fintech, de 2021, revela que 48% dos consumidores deixariam de comprar se descobrissem que a loja já sofreu um ataque cibernético. Tecnologias em Cloud e Cibersegurança são cruciais para a sobrevivência de sua empresa. Conceitos e tecnologias mais hype podem não aparecer para você e sua empresa à primeira vista.

Mas, não se engane, muitos deles estão ganhando cada vez mais força e seremos forçados a adotar mais cedo ou mais tarde. Estar à frente e participar ativamente dessas movimentações são uma grande oportunidade para a disrupção. Além disso, essas tendências são centrais para a sobrevivência da sua companhia, seja por questões de segurança, lei de privacidade, ou porque você quer manter sua empresa na vanguarda da busca por soluções que ajudem a inovar o seu mercado de atuação.

Não importa o que você ou sua empresa fazem, todos seremos afetados por essas tendências. O Open Finance e o Open Banking são bons exemplos de tecnologias que afetaram muito rapidamente a todos e essa transformação vem ocorrendo, principalmente, por meio do Pix. Muitas pessoas podem nem saber o que seja Open Banking ou Open finance, mas já se utilizam dos benefícios que eles trouxeram por meio desse novo sistema de pagamento.

Ter um plano estratégico claro pode fazer a diferença entre sua empresa continuar ou não no mercado. A troca de valores entre pessoas mudará e isto significa que você e sua empresa serão afetados. Esteja atento e não perca mais tempo.

(*) – É Ambassador Program da Amazon Web Services no Brasil e gerente de tecnologia e inovação da Nextios, unidade de negócios corporativa da Locaweb Company (www.nextios.com.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap