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Meio ambiente se tornou tema de valor estratégico para o mundo corporativo

em Espaço empresarial
sexta-feira, 07 de junho de 2024

Diante das últimas catástrofes climáticas, temas relacionados ao meio ambiente têm sido uma prioridade mandatória, seja para o poder público, privado e população de forma geral.

Porém, de acordo com uma pesquisa do Sebrae, a falta de conhecimento sobre ações sociais, ambientais e de governança ainda se configura como uma barreira a ser ultrapassada pelas empresas. Um dos motivos da não adoção de práticas ambientais na gestão do negócio é justamente o fato de que companhias não estão preparadas ou não têm conhecimento para isso, índice que chega a 13% das corporações. Já os empresários que nunca pensaram no assunto correspondem a 26,1% do total.

Segundo Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan e especialista com mais de 20 anos de experiência em projetos de consultoria, sustentabilidade e estratégia Net Zero, o mercado ainda precisa compreender que, “empresas sustentáveis são todas aquelas que adotam um conjunto de ações cujo objetivo é atuar de maneira consciente, respeitando o ambiente e a sociedade em que estão inseridas – e não somente àquelas que utilizam os termos sustentabilidade e conceito ESG como falácias”, afirma.

O especialista ressalta que o investimento em inovações é um dos elementos centrais para a reversão da degradação ambiental resultante da ação humana e, sobretudo, para a implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável. “Mudanças climáticas e outros desafios ambientais representam riscos significativos para as operações e a cadeia de suprimentos das empresas.

Ao mesmo tempo, oferecem oportunidades para inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços sustentáveis. Stakeholders e outras partes interessadas estão pressionando as empresas a serem mais transparentes e responsáveis em relação às suas práticas ambientais. Essa pressão externa incentiva a adoção de boas práticas. Contudo, é preciso fazer mais”, diz Fernando Beltrame.

O CEO da Eccaplan cita como exemplo a tragédia do Rio Grande do Sul, que mobilizou, de forma extremamente positiva, empresários, famosos e pessoas anônimas numa corrente do bem para ajudar às vítimas. Mas lembra que, além de iniciativas emergenciais, que devem ser continuadas, o meio corporativo precisa pensar no futuro, nem tão distante, do que ainda pode vir acontecer se todos não estiverem agindo.

“Nós já estamos notando um movimento importante. Este ano, tivemos um aumento significativo pelas buscas dos serviços da Eccaplan, como empresas querendo compensar suas emissões de CO2, inserir gestão de resíduos em seus processos, incluindo compostagem na rotina e produzindo relatórios. Isso é extremamente positivo. Entretanto, o Brasil precisa de mais.

Atuar em prol do meio ambiente é algo mais amplo do que, em geral, estamos acostumados a ouvir falar. Precisamos sempre olhar para o próximo. Ir além da implementação de medidas isoladas, contemplando uma cultura empresarial completa e efetiva. Cuidar da reputação é importante, mas temos que lembrar que as tragédias não estão acontecendo de forma isolada”, finaliza o especialista. – Fonte e outras informações: (https://eccaplan.com.br/).