114 views 4 mins

Liderando pelo exemplo: a importância da imagem frente aos times

em Espaço empresarial
sexta-feira, 13 de maio de 2022

Bianca Ladeia (*)

Por definição, um líder é alguém que tem uma posição de destaque, e que deve direcionar pessoas.

Para ter sucesso nessa atividade, nada melhor do que gerar admiração no seu time e servir de exemplo de como se portar e agir. O dicionário de Oxford define um líder como “pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras”. Sendo assim, ele atua como um influenciador dentro de sua própria empresa, e, se quiser ter um time de sucesso e que seja um espelho de suas ações positivas, o líder precisa ter a imagem correta frente aos seus liderados.

Quando falo de imagem, me refiro a visual e também a comportamental, no que diz respeito a postura do profissional que ocupa esse cargo de destaque. Não tem como um líder cobrar de seus colaboradores atitudes e posicionamentos que nem ele segue, seria incoerente. Por exemplo, uma Head de RH que deseja que seu time comece a vir com um visual mais alinhado, com roupas profissionais e bem maquiadas, não pode aparecer para trabalhar de camiseta e com a cara lavada.

As pessoas são visuais e nosso subconsciente capta mensagens subliminares o tempo todo. Esse time, ao ver a Head com essa imagem, vai entender como contraditório o pedido da líder e não se sentirá motivado a seguí-lo, já que ela mesma não age de acordo. É como se o subconsciente dissesse “se ela está desleixada, e tem um cargo desse, porque eu deveria me preocupar?”. Além de desmoralizar a líder, desmotiva o time a colocar em prática suas orientações.

O mesmo acontece com um líder que cobra pontualidade de sua equipe, mas em toda reunião chega atrasado. Por mais que cargos de liderança abram espaço para certas vantagens e privilégios, o profissional não deve usá-los como justificativa para ter tais comportamentos, porque no fundo, ele estará se auto sabotando com seu time. Liderar pelo exemplo sem dúvidas é a melhor estratégia.

Sendo assim, antes de chegar dando direcionamentos sobre imagem e postura para seus liderados, o líder deve olhar para si mesmo e ver se seu comportamento condiz com o que ele prega. A incoerência pode ser um gargalo em sua organização, que, para ser resolvido, basta exercitar a auto responsabilidade e começar a agir de acordo com o que você diz e acredita.

Sem dúvidas a inspiração, ao ver um bom exemplo, chegará aos times, que sentirão necessidade de subir a régua da qualidade e realizar os ajustes necessários em sua imagem e comportamento para atingir novos patamares profissionalmente. Para aqueles que têm dificuldade em fazer essa auto análise, existem profissionais que são especialistas em dar os direcionamentos para líderes e colaboradores sobre a postura e imagem visual ideais para ter sucesso em sua carreira.

Levando em consideração os objetivos profissionais de cada um, o especialista desenvolve um plano de gestão de imagem e comportamento personalizado que serve para direcionar o líder e as equipes a alinharem e ajustarem os pontos necessários, e, assim, evoluírem e serem ainda mais bem sucedidos.

É como a máxima diz, os detalhes fazem toda a diferença, inclusive no meio profissional.

(*) – Especialista em Gestão de Marca Pessoal e Comportamento, é responsável pela transformação de uma série de executivos e empreendedores de sucesso.