Lições e aprendizados que a pandemia nos trouxe e que servem para qualquer empresa

Tivemos de nos adaptar e aprender com a pandemia. Neste mês de março, ao completar um ano de isolamento social, e o home-office como uma realidade para a maioria, empresas e gestores dividem as lições aprendidas e que podem ser colocadas em prática também em 2021. A CAVE Digital, agência de marketing digital, em São Paulo, liderada pelos sócios: Guilherme Gomes, Rafael Ribeiro e Felipe Mares, conta seus aprendizados, ao longo deste último ano. São lições válidas para qualquer empresa:

1 – Ter mecanismos de controle é importante, assim como o improviso: nós, gestores, sempre buscamos antecipar cenários e preparar nossos negócios para contextos (positivos e negativos) que podem surgir. No entanto, a pandemia nos ensinou que é impossível prever e antecipar todas as variáveis. Tivemos que aprender a ter uma boa dose de improviso e capacidade de se reinventar.

2 – Aquela mudança que sempre procrastinamos, pode ser a solução para sobrevivermos: vimos muitas empresas correndo para investir em marketing digital e em tecnologia, quando se viram impossibilitadas de atender aos clientes de maneira tradicional. Esta transformação digital que, há muito tempo era discutida, mas pouco executada, virou a chance de sobrevivência para a maior parte das empresas neste último ano.

3 – Saúde deve ser prioridade para as empresas: o cenário que vivemos atualmente é completamente atípico, mas a pandemia nos ensinou a importância de investir na saúde (mental e física) dos nossos colaboradores, e também de cuidar do nosso próprio equilíbrio.

4 – Presença física não é tão essencial quanto imaginávamos: aquela viagem de avião para um encontro de uma hora, ou uma reunião de alinhamento de equipe às 8h da manhã no escritório, parecem menos necessárias do que eram no passado, não é mesmo? Com a pandemia, aprendemos que as pessoas podem ser produtivas trabalhando remotamente, e ressignificamos a necessidade de presença física nos escritórios.

5 – Estamos todos conectados, vamos aproveitar isso: Nessa pandemia, ampliamos os horizontes para contratação de equipe, trazendo pessoas de outras cidades e estados para o time, fato que seria impensável no passado. Uma operação 100% digital abriu as fronteiras dos negócios e ampliou as possibilidades de contratação e também de prestação de serviços em outros lugares do Brasil e do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap