324 views 3 mins

Implementar o reconhecimento facial nas empresas

em Espaço empresarial
terça-feira, 18 de julho de 2023

Há alguns anos, bloquear ou desbloquear dispositivos eletrônicos apenas com a leitura de traços do rosto seria coisa de ficção científica. Mas, na era digital, o reconhecimento facial desponta como uma das ferramentas mais eficazes de autenticação biométrica para proteger o acesso a informações sigilosas, tanto de pessoas comuns quanto de empresas.

A segurança aprimorada a principal vantagem em pauta, veja porquê:

É praticamente impossível replicar ou roubar os dados biométricos de alguém, por mais que duas pessoas sejam parecidas. Alguns softwares apresentam análises que impedem até mesmo o uso de fotografias. Na prática das organizações, isso significa que, mesmo que um hacker obtenha acesso à senha de um usuário, ou colaborador, ele não conseguirá acessar os dados confidenciais sem a autenticação biométrica.

No entanto, os benefícios não se limitam apenas à eficiência na proteção e gestão de informações. Conheça mais seis vantagens de implementar essa tecnologia na sua empresa:

O reconhecimento facial ajuda a reduzir os riscos associados ao gerenciamento de senhas, já que não é preciso se lembrar de sequências complexas e alterá-las frequentemente.

Maior eficiência – liberar o acesso e agilizar o desbloqueio de um equipamento fica muito mais rápido e prático com o reconhecimento facial. Integrado à tecnologia de softwares, o sistema realiza a identificação de forma instantânea, já que os dados estão salvos em um sistema virtual.

Facilidade da integração – os softwares usados podem ser adaptados aos que são utilizados pela empresa de maneira ágil e personalizada. Assim, a tecnologia passa a ser complementar para diferentes dispositivos, como portas e catracas.

Melhora a experiência do usuário – com um processo mais rápido e automatizado, é possível ter mais autonomia sobre o próprio acesso, sem perder tempo com cadastros demorados ou registro de informações já fornecidas.

Aumento da capacidade produtiva – com tecnologias que favorecem processos no dia a dia das empresas, os colaboradores podem desenvolver visão mais analítica e estratégica para outras áreas.

(Fonte: Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte, a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores – E-mail: [email protected]).