Gestores de facilities para uma empresa eficiente e segura

José Castro (*)

Os profissionais de facilities atuam, com discrição, agilidade e dedicação.

Isso para que os colaboradores de todas as demais áreas tenham toda a infraestrutura necessária para trabalharem com eficiência e segurança, em um ambiente corporativo organizado e confortável. Eles são essenciais para qualquer operação, mas passam muitas vezes despercebidos, especialmente se tudo funciona bem, atendendo às expectativas dos demais gestores e colaboradores.

Porém, os gestores de facilities enfrentam constantemente grandes desafios para garantirem que a companhia tenha os recursos físicos e operacionais de que necessita, especialmente em um momento no qual as indústrias estão intensificando a transformação digital e precisam ter uma infraestrutura que comporte evoluções constantes.

Com este intuito, eles, que são o principal elo de ligação entre todas as áreas de uma empresa, precisam estar sempre atualizados em termos de novas soluções de mercado — sejam tecnológicas, energéticas, arquitetônicas, ergonômicas, etc. E agora, depois da pandemia, devem estar ainda mais atentos aos recursos que possam oferecer para garantir a segurança e o bem-estar físico e emocional dos colaboradores, além da segurança cibernética e privacidade.

Seu papel se torna ainda mais essencial quando a empresa decide ampliar suas locações ou investir em um novo espaço, pois os gestores de facilities devem ser envolvidos desde o início de qualquer projeto empresarial para que seja eficiente. Isto porque conseguem se antecipar às necessidades e expectativas da alta direção e dos profissionais no geral.

Nos projetos de modernização ou expansão das empresas, em geral, estes profissionais estão prontos para garantir as melhores opções estruturais baseados em alguns pilares, que são fundamentais para evitar transtornos e riscos futuros. Em geral, eles garantem a infraestrutura necessária para garantir a segurança operacional, desde a contratação dos profissionais, idealização das centrais de segurança até a implementação de soluções modernas, unificadas e eficientes.

Por coordenarem, no geral, a área de segurança, os gestores de facilities são responsáveis também por assegurar a fluidez na circulação das pessoas e veículos dentro do edifício, garantindo que as pessoas certas — visitantes, terceiros e funcionários – tenham acesso às diferentes áreas e evitando aglomerações.

Eles são também imprescindíveis para garantir os recursos tecnológicos e energéticos para a evolução dos negócios, por exemplo, com a provisão de infraestrutura para assegurar o uso de dispositivos Internet das Coisas (IoT) para automação de tarefas e processos de diferentes áreas, com dispositivos variados.

Por esta razão, sempre valorize os profissionais de facilities e procure trabalhar de forma colaborativa, para que tenham todos os subsídios necessários para atender da melhor forma às necessidades de sua área de trabalho.

Envolva facilities em suas equipes de trabalho (squads) para discutir modernizações e trocar conhecimento, pois todos temos muito a aprender com eles.

(*) – É gerente de Relações Instituicionais da Genetec Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap