Empresas estão cada vez mais investindo na adaptação de seus processos de capacitação e na oferta de oportunidades de crescimento como forma de atrair jovens profissionais para o setor comercial
A entrada da Geração Z no mercado de trabalho tem despertado a atenção de empresas de diversos setores, especialmente na área comercial. Apesar do potencial dessa nova geração, muitos jovens ainda enfrentam barreiras para ingressar e se desenvolver no setor de vendas. A Receita Previsível, especializada em formação e estruturação de equipes comerciais, avalia que a criação de trilhas de capacitação pode ser um caminho para atrair e reter esses profissionais.
“Vendas envolve três habilidades essenciais: empatia, comunicação e resiliência. Esses são pontos fundamentais para negociar contratos, lidar com clientes e superar obstáculos. Porém, muitos jovens ainda não têm essa percepção, o que reforça a necessidade de investimentos em capacitação e formação”, explica Thiago Muniz, CEO da Receita Previsível. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), em parceria com a CVA Solutions, 53,5% dos empreendedores com renda mensal de até R$ 3.500 têm entre 18 e 29 anos, demonstrando o interesse dessa geração em modelos de trabalho mais flexíveis e alinhados ao seu estilo de vida.
Estudos também apontam que a retenção desses jovens profissionais ainda representa um desafio. Um levantamento da Harvard Business Review mostra que 60% dos integrantes da Geração Z pretendem mudar de emprego nos próximos dois anos. Entre os principais fatores para essa decisão estão a falta de oportunidades de desenvolvimento (48%), insatisfação com a remuneração (46%) e ausência de propósito (40%).
“As novas gerações buscam ambientes que ofereçam oportunidades claras de crescimento e capacitação estruturada. A presença de feedbacks diretos, a ênfase em resultados e a promoção de um ambiente colaborativo são fatores essenciais para reter esses profissionais. Programas de formação focados na área comercial têm se mostrado cada vez mais cruciais nesse contexto”, conclui Muniz, destacando que, ao adotar uma abordagem moderna e estratégica, o setor comercial pode se tornar mais atraente e alinhado às expectativas dos jovens talentos.