Empreendedorismo: principal erro é não investir em gestão

Para empreender basta uma ideia inovadora, correto? Errado! A ideia do negócio é apenas o começo. Para obter sucesso na jornada empreendedora é preciso ter uma boa gestão e investir em ferramentas adequadas para o dia a dia da equipe que irá manuseá-las.

Uma boa gestão inclui, além da frente de caixa, uma retaguarda bem estabelecida. “Isso significa que, além de contabilizar as vendas, é preciso alimentar um sistema com muitas outras informações para, após análise, definir se o estabelecimento ou negócio teve lucro ou não”, explica Aline Godoy, especialista em sistemas de gestão da VA Gestão de Negócios.

Seja uma planilha de Excel, um sistema simples ou personalizado, o importante é que ele seja prático e caiba na rotina dos funcionários que o utilizarão, ressalta a especialista. “Não adianta investir em uma ferramenta supercomplexa e rebuscada e não conseguir manter constância na inserção dos dados. É preciso ter disciplina e não falhar na hora de cadastrar as informações”.

“Nessa planilha ou ferramenta, o gestor deverá incluir os custos para produção, embalagens, gastos com operação, marketing, entre outras despesas. Também deverá tem um espaço para anotar as vendas por período. A partir da análise desses dados, obtém-se o resultado da empresa”, explica Aline.

“Por isso é importante que se tenha o máximo de controle das informações que serão inseridas, para que essa avaliação seja mais assertiva possível e, caso o negócio não esteja tendo lucro, seja possível recalcular a rota de forma eficiente, visto que será possível verificar quais estão sendo os prejuízos”, conclui. Fonte: (https://vagestaodenegocios.com/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap