140 views 3 mins

Flexibilidade e adaptação para sobreviver no mundo atual

em Espaço empresarial
quinta-feira, 13 de maio de 2021

Cristiane Romano (*)

Na atualidade, onde a mudança é a única certeza com a qual podemos contar, descobrir o que pode garantir a continuidade da nossa vida e do nosso “ganha pão” é entender que competências podem nos ajudar nessa missão. Sem flexibilidade e capacidade de adaptação, sua carreira corre sério risco de descarrilar. Desenvolver a competência para se moldar às novas condições de trabalho impostas pela pandemia é o que as empresas e o mercado em geral esperam dos profissionais.

Seja você empregado, empreendedor ou consultor, essa realidade frenética de construção e reconstrução é igualmente desafiadora. Ser flexível e adaptável é aceitar a realidade sem criar resistência ou barreiras. Se a mudança é inevitável, é melhor se inspirar no movimento da água ao encontrar barreiras – ela naturalmente se molda às condições que se apresentam. Veja algumas estratégias para desenvolver a flexibilidade e capacidade de adaptação que o momento atual exige:

. Aceitar a mudança – Manter a mente aberta para aceitar a realidade como ela se apresenta e reagir positivamente são os primeiros passos.

. Desapegar do passado – O que passou só deve servir como referência, caso tenha algo de aplicável à nova situação e deve ser esquecido, caso venha à mente como um sentimento saudosista.

. Atuar como facilitador – Trabalhe a favor da mudança; contribua para que o processo seja rápido, transparente e saudável.

. Aproveitar a oportunidade de aprendizado – Toda mudança traz um potencial de desenvolvimento. Saiba aprender a tirar vantagem para o seu crescimento.

. Buscar apoio – Caso se sinta perdido, busque ajuda para que possa se readaptar e contribuir com o processo. Um consultor da área pode ser providencial nessas circunstâncias.

. Buscar informações – Mantenha seu “radar” funcionando. Busque informações e atualizações. Quanto mais conhecimento tiver, maior sua capacidade para agir em prol das necessidades do momento

. Desenvolver o perfil de formador de opinião – Assuma o protagonismo em momentos de crise e mudança. Sendo proativo, você causará impacto positivo nas pessoas que estão ao seu redor.

. Acreditar que vai dar certo – A atitude positiva vai ajudá-lo a encarar a instabilidade com otimismo.

Uma vez que não temos garantia de que o futuro será similar ao passado e ao presente, ser adaptável, aprender com rapidez e ter flexibilidade são as competências que podem enquadrar um profissional na categoria de talento com potencial em que a empresa deva investir.

(*) – É mestre e doutora em Ciências e Expressividade pela USP e pós-graduada em Gestão e Estratégia de Marketing pela PUC-Minas.