186 views 4 mins

Construindo o futuro: 5 dicas de planejamento estratégico para grandes empresas

em Espaço empresarial
terça-feira, 21 de novembro de 2023

Farias Souza (*)

O sucesso em longo prazo de uma companhia não acontece por acaso. É resultado de visão clara, estratégias bem definidas e execução eficaz. No mundo empresarial, que segue em constante evolução, quem não se prepara com antecedência para lidar com os desafios que podem surgir, não consegue sobreviver às crises. De desenvolvimento de parcerias, fortalecimento de networking, até chegar à cultura de inovação, várias etapas são importantes para manter a excelência.

Quando falamos em planejamento estratégico, uma abordagem interessante, completa e equilibrada é a que representa a mão com o método dos cinco dedos, na qual cada um ilustra uma área-chave da empresa.

1 – Dedo indicador: desenvolvimento e parcerias

Assim como o dedo indicador, a prioridade de desenvolvimento de parcerias estratégicas aponta para o futuro. É como estender a mão em busca de parceiros que tragam benefícios mútuos, expandindo o alcance e fortalecendo a colaboração dentro da empresa. Ao estabelecer parcerias, uma corporação pode fortalecer sua posição no mercado, ampliar seu alcance e usar a experiência de outros de forma significativa.

2 – Dedo médio: crescimento

Da mesma forma que devemos estender a mão em busca de parcerias, o mesmo ocorre com a necessidade de alcançar um público mais amplo e diversificado. A procura por novas oportunidades de mercado e a expansão de portfólio e serviços são estratégias para impulsionar os negócios.

3 – Dedo anelar: investimento em tecnologia e inovação

À medida que o cenário empresarial experimenta mudanças aceleradas, a capacidade de abraçar e se adaptar às tecnologias assume importância crítica na busca pelo sucesso. Dentro do contexto do planejamento estratégico, é imperativo contemplar a integração de tecnologias emergentes, não apenas para aprimorar a eficiência operacional e aumentar a competitividade, mas também responder de maneira ágil às expectativas dos clientes. Simultaneamente, a inovação desempenha um papel vital na capacidade de criar produtos, serviços e modelos de negócios que garantam a relevância contínua da empresa.

4 – Dedo mínimo: fortalecimento do networking

O dedo mínimo é usado para expressar proximidade e intimidade, simboliza a prioridade de fortalecer as relações. Construir e manter relacionamentos sólidos com outras organizações e profissionais garantem o êxito de qualquer empresa. O networking estratégico pode gerar oportunidades de mercado e acesso a conhecimentos valiosos. Quando integrado ao planejamento, permite identificar colaborações potenciais, explorar novos setores e se manter atualizado sobre as tendências.

5 – Dedo polegar: expansão geográfica

O dedo polegar posicionado separadamente dos outros representa a prioridade de expansão geográfica. Envolve estender a mão para além das fronteiras existentes em busca de novos clientes. Ao considerar estratégias nesse sentido, a empresa pode aproveitar novos mercados, regiões ou países, diversificando os riscos e reduzindo a dependência de um mercado local.

(*) CEO da Board Academy.