171 views 5 mins

Compliance, LGPD e governança de dados: os novos pilares empresariais

em Espaço empresarial
segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Um dos principais desafios dos setores que trabalham com dados sensíveis, como educação; saúde; tecnologia; turismo e transporte; e serviços públicos e bancários, é atender os requisitos da LGPD, sancionada em agosto de 2018, e que tem como objetivo garantir a segurança de dados pessoais, respeitando a liberdade e a privacidade de cada indivíduo.

Em meio a essa exigência, manter a privacidade dos dados passou a ser um desafio. Com isso, medidas preventivas precisaram ser adotadas pelas empresas, a fim de evitar impactos negativos sobre a marca em caso de vazamento de dados. É dessa forma que a LGPD se torna a base do compliance. Cada empresa possui suas especificidades, e o setor de compliance deve estabelecer as diretrizes internas.

Nessa etapa, é necessário definir as boas práticas que consistem em políticas, processos e uma estrutura organizacional, que contribuem para controlar o uso dos dados como ativos organizacionais. Essas diretrizes são essenciais para a estratégia geral de uma organização, já que com elas, é possível saber quais dados a empresa possui, onde eles residem e onde podem ser usados.

A busca por ferramentas de governança e proteção de informações vem crescendo, pois elas garantem a preservação interna das informações, possuem gerenciamentos unificados, dados inteligentes e recursos extensíveis. Além disso, elas também fazem a proteção completa das informações relativas ao negócio para que a empresa se certifique de que apenas os funcionários autorizados tenham acesso às informações.

A partir disso, a Microsoft criou algumas soluções como, por exemplo, o Azure Purview e o Microsoft 365 E5. O Azure Purview é uma solução de governança de dados unificada que ajuda a gerenciar e controlar dados locais, multinuvem e de SaaS (software como serviço). A plataforma auxilia na identificação de linhagem e classificação de informações, criando um mapa unificado de dados, e fornecendo insights sobre a localização e a movimentação de dados confidenciais em todo o seu patrimônio de dados.

Ele foi projetado para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus ativos de informações existentes. Já o Microsoft 365 E5, é um conjunto de aplicativos de produtividade baseado em nuvem, combinado com recursos avançados de voz, análise, segurança e conformidade. Ele é composto por diversos recursos, como o MIP (Proteção de Informações da Microsoft), que auxilia as empresas a descobrirem, classificarem e protegerem informações confidenciais onde elas ficam ou trafegam; e o MIG (Governança de Informações da Microsoft), para controlar os dados e atender aos requisitos normativos ou de conformidade.

Essa ferramenta garante a proteção das empresas contra ataques sofisticados como phishing e malware; ajuda a proteger os dados onde eles estão, configurando rótulos de retenção e proteção; usa sinais nativos e de terceiros com controles de privacidade integrados para identificar, investigar e corrigir atividades mal-intencionadas na organização; ajuda a proteger as identidades contra vários tipos de ataques cibernéticos avançados e direcionados; e monitora e controla a circulação de dados em aplicativos usados pela organização em tempo real.

“Para facilitar a estruturação do ambiente empresarial visando o atendimento das normas, empresas buscam o apoio de políticas, procedimentos, padrões e a utilização de frameworks, para que isso ocorra da melhor maneira possível. Quando falamos sobre qualidade dos dados, precisamos considerar uma série de fatores, como a segurança e integridade deles.

Toda cautela é necessária para que, além do cumprimento da LGPD e da organização interna, caso ocorra algum incidente com os dados sensíveis, a empresa saiba como proceder”, pontua Audreyn Justus, Diretor de Marketing e Sócio Proprietário da Solo Network. – Fonte e outras informações: (www.solonetwork.com.br/home).