A incorporação do legado atingiu um índice de 79% nos negócios familiares das empresas brasileiras, dividido em quatro principais componentes: biológico (23%), social (23%), material (16%), e de identidade (15%). Os dois primeiros subitens são ativos intangíveis, enquanto o terceiro é tangível.
Além disso, também é elevada a pontuação (76%) das organizações que incorporam o empreendedorismo transgeracional em suas operações, dividida em: relacionamentos familiares (26%), empreendedorismo familiar (26%) e futuras gerações (24%).
Essas são algumas das conclusões da pesquisa “Desvendando o legado das empresas familiares: o equilíbrio entre tradição e inovação para o sucesso duradouro”, conduzida com 51 líderes de empresas familiares no Brasil.
Ficou evidente também que o legado de uma empresa familiar é fonte de identidade e inspiração, mas também pode ser um obstáculo quando está tão enraizado na tradição que impede a inovação. A publicação do STEP Project Global Consortium e da KPMG Private Enterprise analisa prós e contras do legado em empresas familiares e o impacto que ele pode ter no desempenho empresarial.
O conteúdo revelou ainda o grau de maturidade em sustentabilidade das empresas (79%), direcionado para quatro elementos: meio ambiente (26%), funcionários (21%), fornecedores (19%) e comunidade (12%).
Uma série de perguntas também foi feita aos respondentes para determinar a percepção sobre o desempenho geral dos negócios, com índice de 77% considerando sete características: crescimento, participação de mercado, funcionários, rentabilidade, retorno sobre o patrimônio líquido, retorno sobre ativos e margem de lucro.
Entre outros insights, a pesquisa destacou também a importância do legado das empresas familiares para moldar a visão de futuro e as decisões estratégicas, impulsionando o desempenho empresarial sustentável e o empreendedorismo transgeracional.
“O legado de um negócio familiar é tão único quanto a própria família. Para alguns, é uma forma de honrar a herança da empresa, preservar suas tradições e proteger a reputação do negócio que, em muitos casos, leva o nome da família.
Para outros, o legado é importante para o sucesso futuro, com a resiliência, o espírito empreendedor e as conquistas das gerações anteriores constituindo uma base sólida. O legado de uma empresa familiar impacta diretamente no desempenho do negócio”, afirma Carolina de Oliveira, sócia-líder de Private Enterprise da KPMG no Brasil e na América do Sul.