Muitas pessoas confundem outsourcing com terceirização, embora seja quase isso, na tradução literal do termo: Out (fora) e Source (fonte), ou uma fonte externa, o outsourcing é considerado um tipo de terceirização, voltado para áreas estratégicas para a empresa e vem ganhando força e visibilidade principalmente no mundo da tecnologia, principalmente nos últimos meses.
A terceirização propriamente dita, é mais voltada para áreas de limpeza, segurança, transporte e tem como principal função a redução de custos, o que nem sempre ocorre com o outsourcing, já que a empresa contratada precisará oferecer profissionais qualificados e especializados em determinadas áreas, sistemas e softwares. Em alguns projetos, a equipe responsável precisará deter de conhecimentos técnicos específicos, ou seja, uma mão-de-obra mais cara e mais rara.
O outsourcing tornou-se uma das ferramentas mais importantes para a gestão empresarial, principalmente com as mudanças no período de pandemia. “Deixar a parte tecnológica com quem de fato, entende, traz muitas vantagens para as empresas. É possível ver resultados mais rápidos, além da redução de riscos e de despesas que são outros fatores a favor desse modelo de negócio”, resume Jerry Soares, CEO da MPJ Solutions, empresa com cinco anos de mercado, registrou um crescimento exponencial em 2020.
Mas como nem tudo são flores, o executivo alerta também que é necessário ter muito cuidado e atenção ao utilizar esse método na sua empresa. Quem contrata o serviço precisa estar atento a todos os processos para não perder o controle, nem para oferecer mais conteúdo do que deveria. Quando esse método é implantando, o especialista passa a ter acesso a informações confidenciais muito importantes, assim o ideal é sempre incluir cláusulas de confidencialidade e validar e conferir a idoneidade da empresa de Outsourcing que está por trás do projeto.
Ao implantar o outsourcing, é interessante identificar qual perfil se encaixa melhor na necessidade. “No mercado, o perfil tático é o mais conhecido, e seu objetivo principal é a eliminação de custos; já o estratégico está mais voltado para melhorar os processos, enquanto o off site fica destinado a execução do serviço” – resume.
Depois de todas essas informações, ficou interessado em aplicar o outsourcing na sua empresa? Jerry Soares, conta as 7 etapas mais importantes para você fazer isso dá melhor forma, confira: estratégia; planejamento; pesquisa; seleção e contrato; integração; medição e controle e ajustes. – Fonte e outras informações: (www.mpjsolutions.com.br).