151 views 5 mins

Cinco vantagens de implementar um sistema de gestão nas empresas

em Espaço empresarial
quarta-feira, 23 de março de 2022

Renato Halt (*)

O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. Nesse cenário, inovar não é mais considerado um diferencial, e sim uma necessidade. A pandemia nos dá um amplo exemplo da importância de se reinventar, principalmente em tempos difíceis, trazendo como um dos grandes desafios para o segmento empresarial, implementar soluções estratégicas para alavancar o seu crescimento. A falta de conhecimento sobre a gestão estratégica, muitas vezes, é o principal inimigo na hora da empresa dar um próximo passo em busca de alternativas eficazes que facilitem sua administração.

Pensamentos como “não cabe no meu orçamento”, “é algo muito avançado”, “podemos fazer com o que já temos”, e outros exemplos, impedem que o empresário trilhe o caminho em busca de controle mais eficiente da sua gestão. De acordo com um estudo divulgado pelo IBGE, 48% das companhias não conseguem manter seu funcionamento por mais de três anos. Uma das razões para isso é a ausência de um gerenciamento assertivo, pois mesmo havendo a disponibilidade de recursos e ferramentas capazes de auxiliar na gestão, muitas empresas não aproveitam essa oportunidade.

Embora a inovação seja um tema recorrente e extremamente importante para o negócio, ainda existe um conceito equivocado que afirma que investir em tecnologia é algo caro e sem garantias de retorno do investimento. Mediante tal constatação, cito, abaixo, cinco vantagens para empresas que aderirem ao uso de ferramentas de gestão para sua organização.

  1. – Facilidade de implementação – Diferente daquilo que se imagina, aderir ao uso de um novo sistema de gerenciamento não é algo burocrático e maçante. Ao implementar uma nova ferramenta de gestão, não é necessário extinguir os formatos de organização usados até então pela empresa, pois o sistema se incorpora ao já utilizado, promovendo melhorias e adaptações no manuseio de forma simplificada.
  2. – Usabilidade – Muitas companhias utilizam diversos programas para anexar registros que podem cair no esquecimento. Ao integrar todas as informações em uma única ferramenta, podem promover uma usabilidade mais ágil em termos de consultas e utilização de todo o material ali anexado, de forma ampla e de fácil acesso por todos.
  3. – Gestão assertiva – A partir da utilização de um software de gestão é, automaticamente, estabelecido um controle mais adequado de dados da empresa, bem como a otimização de tempo, realocação de funcionários dentro da sua área de atuação e, disseminação dos preços e serviços. Com um gerenciamento mais assertivo, a tomada de decisões é incrivelmente favorecida.
  4. – Credibilidade – Ao mesmo tempo em que a adesão de um sistema eficiente melhora os resultados da companhia, é transmitida, de forma simultânea, mais confiança para os clientes. Ter um bom sistema de gestão, reconhecido pelo mercado, com grande controle de informações melhora a reputação e facilita até processos de auditoria.
  5. – Retorno sobre o investimento – Uma das maiores preocupações dos empreendedores se concentra em não obter retorno dos investimentos aplicados, o que é um equívoco. Por se tratar de recursos tecnológicos de fácil acesso e adesão, o software possui a capacidade de trazer resultados em tempo veloz, reduzindo trabalhos manuais e aumentando a eficiência operacional das equipes.

Fortes perspectivas de crescimento cercam o mercado, especialmente na ampliação do uso de recursos inovadores como fortes aliados nessa caminhada. Nessa missão, uma alternativa já disponibilizada é a implementação de softwares de gestão, pois por meio de um único sistema, são indexados todos os registros de determinada empresa, permitindo a visualização de um panorama amplo sobre a administração, de maneira ágil e precisa.

É importante que as companhias estejam abertas para aderir à utilização de ferramentas que possam auxiliar no gerenciamento da companhia. Todo investimento em inovação requer uma determinada quantia, mas, quando utilizados de forma assertiva, certamente contribuirão para o desempenho exponencial do negócio, elevando seu desenvolvimento a outro patamar.

(*) – É Cofundador da b2finance, consultoria especializada em BPO – Business Process Outsourcing (www.b2finance.com).