145 views 3 mins

A produtividade das equipes em tempos de home office e trabalho híbrido

em Espaço empresarial
terça-feira, 19 de julho de 2022

A grande dúvida que pairava sobre a mente de gestores era se teriam equipes produtivas em tempos de home office e trabalho híbrido. Essa questão foi sanada. Dados da pesquisa “O Futuro da Vida no Trabalho” feita pela Sodexo Insights em parceria com a Harris Interactive mostram que 52% dos colaboradores afirmam estar se sentido mais produtivos no modelo remoto.

Além disso, em relação aos impactos do home office, 53% citam o trabalho mais bem-feito e 83% o sentimento de maior engajamento. Porém, a pergunta agora é: como fazer para manter esses indicadores lá em cima? Pensando nisso e ciente de que o RH tem um papel decisivo nessa hora, a Sodexo Insights, plataforma de pesquisas, estudos e análises relevantes no mercado e para o mercado, preparou algumas dicas que mostram como assegurar um bom rendimento dos times de trabalho.

“Investir em políticas flexíveis que permitam um melhor gerenciamento de tempo no expediente, assegurar o acesso à refeição de qualidade por meio de benefícios voltados à alimentação e oferecer o auxílio home-office para custear as despesas do trabalho remoto, revisitar processos e garantir ferramentas desenvolvidas para o modelo remoto ou híbrido, são algumas das ações que podem ser implementadas para motivar e reter os melhores talentos de uma empresa”, avalia Fabiana Galetol, diretora de Pessoas da Sodexo Benefícios e Incentivos.

A executiva destaca ainda que 87% dos entrevistados pela pesquisa “O Futuro da Vida no Trabalho” afirmaram que querem ter apoio no delivery de material de escritório e 78% gostariam de uma estação de trabalho ergonômica. Confira a seguir as dicas:

  • 1. Invista em políticas flexíveis que permitam horários e espaços de trabalho que se adequem ao dia a dia do colaborador.
  • 2. Ofereça um pacote de benefícios completo: seguro-saúde, creche, benefícios de alimentação, auxílio home-office e ferramentas de trabalho compatíveis com as novas formas de interação e comunicação.
  • 3. Serviços como apoio psicológico, jurídico, social e financeiro, além de orientação nutricional, que contribui para a saúde e o bem-estar, fazem com que os colaboradores fiquem mais satisfeitos e engajados com o trabalho.
  • 4. Incentive o seu time a adquirir novos conhecimentos. Estimule aprendizagem constante através de projetos e mentorias internas, cursos, por exemplo, oportunidades para que aprendam algum novo idioma ou se especializem na área de atuação.
  • 5. Ofereça programas de reconhecimento e recompensa, como cartões-presentes, que são ótimas escolhas para estimular as equipes. – Fonte: (AI/Sodexo Brasil).