A gestão de resíduos impacta positivamente no meio ambiente

Guiarruda (*)

Cuidar do meio ambiente é uma tarefa comum a todos que querem garantir um futuro mais equilibrado para as próximas gerações.

Entender que todo resíduo gerado pelo ser humano ou por empresas pode e deve ser descartado corretamente é o primeiro passo para a criação de ações coletivas que gerem impactos positivos para toda a sociedade. Desenvolver consciência ambiental é um tema importante, atual e que deve ser trabalhado todos os dias.

Isso garante o que chamamos de sustentabilidade. Um dos nossos compromissos, é orientar a sociedade a fazerem o tratamento de seus resíduos de maneira adequada. É essencial que o lixo seja descartado da maneira correta e não seja apenas tratado como lixo comum. É necessário buscar orientação para aprender e fazer uma gestão de resíduos eficiente.

Existem algumas etapas importantes para que toda a gestão de resíduos possa ocorrer corretamente, sendo elas: coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final. É importante ressaltar que isso é previsto na Lei n° 12.3,05/2010 (sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, do Ministério do Meio Ambiente), onde se contempla gestão de resíduos eficiente, as etapas são importantes e devem ser seguidas.

Além disso no que se Essa lei surge com o principal objetivo de reduzir o impacto de resíduos sólidos gerados, e estabelece instrumentos e diretrizes para que os setores públicos e empresas privadas, deem a destinação ambientalmente adequada para estes resíduos e devem também, garantir a minimização na produção de rejeitos e o aproveitamento de matérias-primas.

Campanhas de conscientização são importantes, mas vale dizer que apenas com leis e diretrizes focadas e bem direcionadas é que chegaremos ao nível de uma sociedade com menos impacto ambiental, é importante encontrar maneiras de ‘regenerar’, ‘revigorar’, ou seja, ‘”devolver’ para o planeta, através de ações com impacto, refletindo diretamente na saúde pública e melhoria geral da qualidade de vida.

Mesmo com empresas que fazem essa gestão, é primordial que se saiba que o mais importante é que as pessoas passem a ter um consumo consciente. Claro, isso leva tempo, mas dando os primeiros passos poderemos enxergar mudanças.

Por fim, reforço que com uma gestão de resíduos eficiente, é possível verificar uma redução da quantidade de resíduos destinados de forma incorreta, o que diminui o desperdício e pode gerar economia, o que é benéfico para toda a população e, principalmente, para o meio ambiente.

E você, já pensou em se conscientizar sobre seus hábitos de consumo?

(*) – É CEO da Vertown, startup de tecnologia que possui software que integra e centraliza toda a gestão de cadeia de resíduos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap