217 views 4 mins

4 formas de humanizar o processo seletivo

em Espaço empresarial
terça-feira, 12 de dezembro de 2023

O processo seletivo é o momento em que a empresa avalia os profissionais que se candidatam a uma vaga de trabalho e selecionam aqueles que melhor se encaixam nas oportunidades. “É preciso lembrar que estamos lidando com seres humanos e, portanto, é fundamental que o processo seja conduzido de forma humanizada, acolhedora e empática”, diz Aliesh Costa, CEO da Carpediem RH. “Esta humanização proporciona uma experiência mais positiva para o candidato, o que pode aumentar sua motivação em relação à empresa e, pelo lado das organizações, estas conseguem atrair os melhores talentos”, conclui.
Em geral, o processo seletivo humanizado preza pelos diálogos mais empáticos, transparentes e agradáveis. Este é, sobretudo, um método que respeita o candidato, uma vez que possibilita a real compreensão de suas necessidades, singularidade e expectativas.

“O profissional deve ser o centro das avaliações e o gestor precisa lembrar sempre de dar feedbacks construtivos e sinceros, criando um espaço de conversa equitativo”, diz Aliesh. Confira, a seguir, 4 dicas da especialista para processos seletivos humanizados:

1) Estabeleça uma relação de parceria com o candidato. Para deixar a pessoa mais a vontade e estimular a transparência durante a seleção, é fundamental que o recrutador compartilhe em detalhes como vai funcionar o processo seletivo. “Mas também é importante dar feedbacks a cada etapa e informar o candidato sobre os próximos passos, encorajando-o a fazer perguntas e conhecer mais sobre a posição e a empresa”, diz Aliesh.

2) Escute com máxima atenção. O candidato é o ponto focal do processo seletivo e todos merecem ser tratados com respeito, equidade e empatia. “Isso inclui ser pontual nas entrevistas, ouvir atentamente as histórias e dúvidas, assim como respeitar a privacidade e individualidade de cada um”, diz a especialista. Acima de tudo, o recrutador deve assegurar que o candidato seja escutado e receba atenção durante todo o processo.

3) Saiba agradecer aqueles que não foram aprovados. O recrutador deve colocar-se sempre no lugar do candidato, que colocou muita energia e tempo para chegar até o processo seletivo, seja ajustando o currículo, se deslocando até o local da entrevista ou até mesmo gerenciando seu estresse e ansiedade. Ou seja, ainda que não seja selecionado, o candidato merece um feedback e um “muito obrigado”. Essa atitude de gratidão pode ajudar a mantê-lo motivado a continuar em busca de trabalho.

4) Reduza as formalidades. O processo seletivo humanizado é menos focado em tarefas e burocracias e muito mais focado em pessoas. Por isso, é interessante reduzir barreiras com os candidatos, optando por atividades mais informais e descontraídas. Este clima agradável pode ser obtido com jogos e dinâmicas colaborativas. “Isso faz com que o candidato sinta um maior acolhimento, o que facilita o desenrolar de todo o processo”, diz Aliesh. A recepção calorosa também deve fazer parte do script, afinal, o processo seletivo deve ser uma experiência agradável. “Nenhuma pessoa tem que ‘ser só mais uma’ no processo seletivo. Cada ser humano é único e deve se sentir assim”, completa.