Diversificação, parcerias sólidas e indicadores de desempenho são algumas dicas citadas pelas startups RoutEasy e Motz
Segundo dados do Banco Nacional de Empregos, as contratações no setor logístico aumentaram em 37% nos últimos anos. A pesquisa demonstra que o ramo logístico cresce e se torna cada vez mais essencial para a economia do Brasil.
Com base na expansão do setor, a RoutEasy, logtech que oferece soluções para e-commerces e varejo, juntamente com a Motz, transportadora digital da Votorantim Cimentos, atuam com foco em agregar inovação ao segmento, oferecendo uma gama de soluções e serviços que têm como objetivo otimizar processos e aumentar a qualificação aos parceiros e consumidores finais.
Para auxiliar empresas que buscam aperfeiçoar suas operações, os CEOs das startups trazem 4 dicas de como melhorar a logística nas empresas:
- Diversificar as opções de entregas:
Para gerar resultados ágeis e de menos risco, é importante que as empresas entendam quais os meios de entregas mais vantajosos para seu nicho. É recomendado a implementação de diversas modalidades de entregas para que empresas possam minimizar riscos e trazer preços variados para as necessidades de cada cliente.
“Pode-se afirmar que um dos principais desafios para gestores de e-commerce, é estruturar os conceitos logísticos para gerar entregas eficientes. Por isso, é de extrema importância que estes segmentos entendam como diversificar suas entregas e otimizar suas operações para satisfazer seus clientes” afirma Caio Reina, especialista do setor e CEO da RoutEasy.
- Acompanhar os indicadores de desempenho:
São esses que medem o desempenho da sua organização e indicam se estão evoluindo conforme desejado. Sua atuação é um grande facilitador para transportadoras que buscam acompanhamento e mensuração constante de resultados. - Firmar parcerias sólidas com bons fornecedores:
O sucesso de entregas está diretamente relacionado aos insumos obtidos. Encontrar os fornecedores certos não é uma tarefa fácil, por isso, é indispensável que, uma vez que a empresa tiver os ideais, estabeleça relações sólidas e de confiança. Este relacionamento gera segurança e qualidade aos serviços da organização. - Agilidade na tomada de decisões:
Trata-se de uma estratégia elaborada e preparada para qualquer tipo de situação que afete o processo produtivo da empresa. Para diminuição de prejuízos, é necessário que a organização saiba como antecipar situações de risco, por meio de planejamentos específicos e esteja preparada para agir de forma rápida e otimizada na resolução dos problemas.
“A gestão logística é um papel de extrema importância dentro de uma empresa e esta área vem se tornando cada vez mais complexa. Manter uma cultura forte da empresa e agir de forma rápida na tomada de decisões são pontos chaves para o sucesso das organizações” finaliza André Pimenta, CEO da Motz.