189 views 3 mins

4 dicas para melhorar a gestão do Departamento Pessoal

em Espaço empresarial
quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Com atuação em um dos setores corporativos mais sensíveis, por lidar diretamente com legislação e administração dos funcionários das empresas, folha de pagamento, benefícios, admissão e demissão, sem contar as férias, o Departamento Pessoal se faz cada dia mais necessário, até mesmo para as PME’s.

Pensando neste profissional, o Tangerino By Sólides, selecionou algumas dicas para que o DP facilite cada dia mais sua rotina, para não perderem de vista nenhuma etapa ou processo necessário. Confira abaixo:

  1. – Estruture as informações – seja em hardware ou na nuvem, se possível os dois, mantendo sempre um backup conforme a disponibilidade da empresa. Essa organização estruturada possibilita a junção de todos os documentos, de forma sistematizada e também auxilia nas buscas, quando necessário — seja para uma rápida consulta ou até mesmo no caso de causas trabalhistas em que seja necessário comprovar informações;
  2. – Use a tecnologia a seu favor – Hoje, o profissional de Departamento Pessoal lida diretamente no coração da empresa, com documentos e a administração financeira como um todo. Neste contexto, surgiu a ‘Jornada do DP’, proposta pelo Tangerino, para facilitar o dia-a-dia destes profissionais, tendo ferramentas que auxiliam o responsável em todas as fases;
  3. – Crie rotina e check-list – por mais que as atividades sejam recorrentes, é necessário se certificar que todas as fases estejam completas, para que não acarrete em problemas no futuro, como falta de assinatura e documentação, portanto é importante a definição do escopo de atividades de cada membro;
  4. – Capacitação e atualização – é importante que o profissional esteja atento às inovações que o mercado disponibiliza, como conteúdos, webinars e eventos.
    O uso da tecnologia, pode ser estendido aos contadores, que somam mais de 80 mil escritórios no Brasil, pois terão na solução integração com os principais softwares de processamento de folha de pagamento do mercado e a Central do Contador.

Isso permite a administração das informações de admissão, processamento de ponto, férias, assinatura eletrônica de documentos através de um único login, aumentando sua produtividade e assertividade na gestão dos dados, além de uma visão analítica que lhes permita recomendar a seus clientes, ações que podem otimizar a gestão do capital humano.

“O profissional de Departamento Pessoal precisa estar antenado à toda movimentação da empresa, é de suma importância e extremamente estratégico, justamente porque é a aresta que respaldará diretamente em caso de ações trabalhistas, então é quem faz a ponte e intermedia os colaboradores e empresas”, conta Leo Barros, CEO do Tangerino. – Fonte e outras informações: (https://tangerino.com.br/).