291 views 5 mins

Prêmio anuncia os 33 finalistas que promovem iniciativas globais sustentáveis

em Energias Renováveis
sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Os finalistas defendem ações climáticas impactantes e apoiam o acesso à energia limpa, água, alimentos e cuidados com a saúde

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade, prêmio pioneiro de sustentabilidade global e humanitário dos Emirados Árabes Unidos (EAU), anunciou os finalistas deste ano após deliberação do Júri.

Os vencedores serão anunciados na Cerimônia de Entrega do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, no dia 1 de dezembro, durante a COP28 nos Emirados Árabes Unidos, a 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que se realizará de 30 de novembro a 12 de dezembro.

O júri do Prêmio Zayed de Sustentabilidade elegeu os 33 finalistas entre 5.213 candidaturas recebidas em seis categorias: Saúde, Alimentação, Energia, Água, Ação Climática e Escolas de Ensino Médio Globais – um aumento de 15% nas candidaturas em comparação com o ano passado. A nova categoria Ação Climática, introduzida para marcar o Ano da Sustentabilidade dos EAU e a realização da COP28 EAU, recebeu 3.178 nomeações.

Do Brasil, Indonésia, Ruanda e de outros 27 países, os finalistas representam pequenas e médias empresas, organizações sem fins lucrativos e escolas secundárias (Ensino Médio), e refletem o mandato crescente do Prêmio para recompensar inovações que transcendem fronteiras e enfrentam desafios globais prementes.

H.E. Dr. Sultan Ahmed Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos EAU, Diretor Geral do Prêmio Zayed de Sustentabilidade e Presidente designado da COP 28, disse que os finalistas exemplificam a notável engenhosidade e o compromisso inabalável de moldar um futuro mais sustentável e resiliente para o nosso planeta .

“O Prêmio Zayed de Sustentabilidade dá continuidade ao legado duradouro do líder visionário dos Emirados Árabes Unidos, Sheik Zayed, cujo compromisso com a sustentabilidade e o humanitarismo continua a nos inspirar. Este legado continua a ser a luz orientadora das aspirações da nossa nação, nos impulsionando para a frente na missão de elevar as comunidades em todo o mundo. Ao longo dos últimos 15 anos, o Prêmio tem sido uma força poderosa para mudanças positivas, transformando a vida de mais de 378 milhões de pessoas, em 151 países. Incentivamos soluções que impulsionam o progresso climático e econômico em regiões vulneráveis ao redor do mundo.

Neste ciclo, recebemos um número recorde de candidaturas de todos os continentes. As inovações apresentadas pelos finalistas refletem uma profunda dedicação à inclusão e uma determinação inabalável em colmatar lacunas críticas. Estas soluções alinham-se diretamente com os quatro pilares da agenda COP 28 dos EAU: acelerar uma transição energética justa e equitativa, fixar o financiamento climático, concentrar-se nas pessoas, vidas e meios de subsistência e apoiar tudo com total inclusão. O trabalho destes pioneiros da sustentabilidade contribuirá com soluções práticas para o progresso climático que protegerão o planeta, melhorarão os meios de subsistência e salvarão vidas.”

Através dos 106 vencedores do Prêmio até à data atual, 11 milhões de pessoas tiveram acesso a água potável, 54 milhões de lares tiveram acesso a energia fiável, 3,5 milhões de pessoas tiveram acesso a alimentos mais nutritivos e mais de 728.000 pessoas tiveram acesso a cuidados de saúde a preços acessíveis.

H.E. Ólafur Ragnar Grímsson, Presidente do Júri do Prêmio, afirmou: “À medida que os desafios globais continuam a aumentar, o nosso mais novo grupo de finalistas do Prêmio revela os esforços extraordinários que estão a ser feitos em todo o mundo para satisfazer as necessidades do momento com propósito e inovação – inspirando a esperança de um mundo mais brilhante. futuro. Quer se trate de restaurar a natureza selvagem dos oceanos, de utilizar a tecnologia para garantir rendimentos agrícolas melhores e mais sustentáveis, ou de impulsionar mudanças para indivíduos sem acesso a cuidados de saúde acessíveis, estes inovadores estão a transformar o nosso mundo.”

(Fonte: [email protected])