364 views 4 mins

IoT eficiência energética: tudo começa com a conectividade

em Energias Renováveis
sexta-feira, 01 de setembro de 2023

Fábio Amaral (*)

Enquanto você inicia a leitura desse artigo, bilhões de dispositivos estão interconectados por meio de dispositivos e sensores que coletam e compartilham dados com uso da Internet das Coisas (IoT). Estima-se que haverá 41,76 bilhões de dispositivos conectados no mundo em 2023, segundo levantamento realizado pela Frost & Sullivan.

Essa mesma pesquisa indica que a América Latina pode chegar a 995 milhões de conexões IoT em diversas áreas, com destaque para a agricultura e pecuária, dois setores que têm apresentado diversos casos no Brasil.

A IoT está revolucionando a maneira como interagimos com a tecnologia. Ela está presente, por exemplo, nos dispositivos vestíveis, como os smartwatches, e nas lâmpadas inteligentes, que podem ser monitoradas por meio de sensores.

As empresas e indústrias mais atentas às possibilidades da IoT estão conseguindo “tirar proveito” e obtendo inúmeros benefícios, entre eles a eficiência energética, que significa diminuir o gasto de energia para produzir a mesma quantidade de produtos. Não falo apenas de poupar energia, mas de minimizar o desperdício de recursos, contribuindo para um ambiente mais sustentável.

A conexão de dispositivos e sistemas proporcionada pela IoT gera uma enorme quantidade de dados que podem ser analisados para identificar padrões de consumo de energia, pontos de desperdício e oportunidades de melhoria.

Para as empresas e indústrias que querem mensurar a eficiência energética de seus negócios, uma das soluções está no uso de painéis elétricos inteligentes. Esses painéis são interconectados e possuem recursos tecnológicos que permitem a distribuição adequada da carga energética, reduzindo o desperdício e eliminando paradas desnecessárias para manutenção. A conectividade proporcionada pela IoT permite um monitoramento em tempo real, facilitando a manutenção preventiva e otimizando o consumo de energia.

Painéis inteligentes também se beneficiam da análise avançada de dados. Algoritmos podem identificar padrões de consumo, prever demandas futuras e otimizar o uso de energia com base em fatores como clima, tarifas de energia e condições operacionais. Essa análise permite uma gestão mais eficiente da energia, resultando em redução de custos e menor impacto ambiental.

Além disso, os painéis fornecem informações em tempo real sobre o consumo de energia e sugerem boas práticas para economizá-la. Isso gera uma cultura de consciência sobre os hábitos de consumo e motiva os usuários a adotarem comportamentos mais sustentáveis.

No mundo voltado para as boas práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance), fica cada vez mais evidente a necessidade de as indústrias e empresas estarem preparadas e assumirem a responsabilidade de serem mais eficientes e perenes. E tudo pode começar pela conectividade proporcionada pela IoT.

(*) É CEO da Engerey.