148 views 55 secs

Vendas de eletroeletrônicos registram alta de 13% no primeiro semestre

em Economia
segunda-feira, 10 de julho de 2023

Os seis primeiros meses de 2023 registraram resultados positivos para a indústria nacional de eletroeletrônicos, que fechou o primeiro semestre com crescimento nas vendas de 13% em relação ao mesmo período do ano passado.

Conforme o levantamento da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), que monitora os indicadores de comercialização da indústria para o varejo, foram vendidas 44,02 milhões de unidades nos seis primeiros meses de 2023 ante às 39,07 milhões de unidades registradas no mesmo período do ano anterior.

A entidade, no entanto, ainda enxerga os resultados com cautela. A principal incerteza por parte dos fabricantes é se este ciclo positivo irá se manter no segundo semestre ou se os resultados refletem estritamente um forte movimento de reposição de estoque pelo varejo, visto que o segundo semestre de 2022 trouxe volumes muito baixos.

“Se o segundo semestre se mantiver dentro da média histórica de desempenho do segmento, podemos prever um crescimento anual entre 4% e 6% em relação à 2022”, afirma o presidente executivo da Eletros, Jorge Nascimento.

Ainda segundo a Eletros, o cenário macroeconômico será determinante para que o setor termine 2023 com razões para comemorar. “Defendemos uma queda responsável da taxa de juros, para podermos recuperar as perdas recentes e avançarmos para um novo ciclo econômico mais positivo do que os dos últimos meses” complementa (Fonte: Eletros).