81 views 58 secs

Tomates mais baratos e aumento da exportação de frutas

em Economia
quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

O clima de festas de Natal e Ano Novo no último mês alterou o consumo de hortaliças, mas os preços das Ceasas revelam que o tomate foi o que apresentou maior redução de preços para os consumidores. Em Goiânia chegou a cair mais de 20%, com preço médio mensal de R$ 2,95/kg, enquanto em Fortaleza a queda na cotação foi de 18,3%, vendido em média a R$ 2,58/kg. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O motivo do movimento de baixa na hortaliça, segundo o estudo, deve-se ao grande volume do produto recebido nos mercados, onde foi registrado um fluxo de cerca de 10% a mais em dezembro. No Ceará, por exemplo, a comercialização foi 30% superior ao que foi recebido no mês anterior. Somente em São Paulo (Ceagesp) e em Recife (Ceasa/PE) ocorreu a alta de preços do tomate, ainda assim, em pequenos percentuais.

As frutas, incluindo as que têm mais representatividade comercial nas Ceasas como laranja, maçã, melancia, banana e mamão, obtiveram ganho nas exportações no ano passado, remunerando melhor os produtores. O volume exportado chegou em dezembro com mais de 1 milhão de toneladas, cerca de 6% acima do ano anterior. Destaque do crescimento do volume das exportações são também para limões, limas, mangas, conservas e preparações de frutas (AI/Conab).