Supermercados acumulam 4% de alta em vendas

A pesquisa mensal sobre o faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo, no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses –, divulgado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) aponta crescimento de 4% no acumulado até outubro. Em 2019, o acumulado para o mesmo período foi de 0,6%. No comparativo anual, o resultado de outubro 2020 foi de -1%.

Para o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, o índice é visto com naturalidade uma vez que houve acomodação nas vendas após a abertura dos setores não essenciais, como bares, restaurantes e shoppings durante a pandemia. “O crescimento significativo do comércio nos últimos meses demonstra que boa parte da renda familiar foi redirecionada para fora dos supermercados”, explica Santos.

Outro ponto de destaque é a oscilação de preços em produtos básicos neste fim de ano, principalmente nos itens impactados pela alta exportação da soja e do milho. Para dezembro, a APAS acredita que ceias menores e caseiras devam ser o principal movimento das famílias e espera um aumento de 8% em vendas nos supermercados. Em 2019, a expectativa para o período era de 6%. “As famílias viajarão menos neste natal e réveillon, uma vez que diversas cidades famosas já cancelaram suas festas de fim de ano. Estas reuniões, menores e caseiras, devem beneficiar o setor”, comenta Ronaldo (AI/APAS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap