81 views 46 secs

Índice de Estoques paulistano segue em alta em outubro

em Economia
quarta-feira, 23 de outubro de 2019

O Índice de Estoques (IE) do comércio paulistano apresentou a segunda alta consecutiva em outubro (1%) – passando de 120,4 pontos em setembro para os atuais 121,5 pontos, seu maior patamar desde janeiro de 2014. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a elevação foi maior, 11,5%. De acordo com a pesquisa, a proporção dos que consideraram os estoques adequados permaneceu estável em 60%. Já na comparação com outubro de 2018 aumentou em 5,9 pontos porcentuais (p.p.).

Para a FecomercioSP, essa melhora reflete o acesso das pequenas empresas à tecnologia. A tendência é que a logística avance entre os menores por meio de modelos de cadeia de suprimento modernos, gerando rapidez na comunicação e o no atendimento. Entre as pequenas empresas 24,9% estão com estoques altos, enquanto nas grandes – a proporção é menor – 14,1%. Quanto aos estoques baixos, a parcela é de 14,1% entre as pequenas e de 20,3% nas grandes.

Para a Instituição, o acesso às novas ferramentas como a Internet das Coisas pode diminuir a diferença de planejamento entre as pequenas e as grandes empresas, com sistemas de gerenciamento de estoques automatizados que otimizam a gestão de produtos por meio de relatórios de vendas, giro e margens, desde aquisição da mercadoria até a disposição nas prateleiras (AI/FecomercioSP).