Depois de longos meses em queda, o turismo dá sinais de melhora. De acordo com uma pesquisa realizada pela Cielo em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o setor teve alta de 28% em setembro – com faturamento de R$12,8 bilhões – em comparação a agosto. O número é três vezes maior do que o registrado em abril de 2020. Por segmento, as áreas de hospedagem e alimentação registraram o maior volume de vendas, cerca de R$ 8,53 bilhões.
O setor de Turismo responde por de 8,1% do PIB e emprega cerca de 7 milhões de pessoas direta e indiretamente. “O setor foi gravemente afetado pela crise. A mescla das restrições com a diminuição da demanda fez com que os serviços fossem reduzidos de uma forma sem precedentes”, comenta a pesquisadora Isabel Grimm, que faz parte de um grupo de pesquisa Turismo e Sociedade, encabeçado pela UFPR e pelo ISAE Escola de Negócios.
Segundo Grimm, a reestrutura das áreas turísticas e os investimentos em segurança epidemiológica em todo o mundo passaram a receber investimentos e maior controle, já visualizando que os protocolos de saúde se tornarão permanentes. “Os turistas estão aderindo novos hábitos de viagem, buscando por experiências mais próximas ao seu entorno, com forte tendência ao turismo doméstico e regional”, destaca. A adaptação tem sido a chave para o sucesso do setor no processo de reabertura.
No Hotel Solar do Imperador, em Porto Seguro, fundado há quase 30 anos, a retomada das atividades foi gradual e seguiu atendendo todas as medidas de segurança contra o novo coronavírus. “A distribuição das atividades foi repensada, para que sempre tenha alguém higienizando os locais, até nas áreas abertas como a da piscina”, explica um dos proprietários e administrador do hotel, Charbel Spinelli Tauil.
O Ministério do Turismo acabou de lançar o Plano Nacional de Retomada do Turismo, uma aliança que reúne poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S para mitigar os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da covid-19. Lançou, também, a campanha Viaje com Responsabilidade e Redescubra o Brasil, com uma série de vídeos voltada à promoção dos destinos turísticos do País. Fonte: P+G Comunicação Integrada.