111 views 2 mins

Seis em cada dez empresas perderam faturamento

em Economia
segunda-feira, 05 de julho de 2021

Seis em cada dez empresas (63%) viram o faturamento diminuir do início da pandemia até agora. É o que mostra uma pesquisa da FecomercioSP. Mais do que isso, sete em cada dez delas (72%) experimentaram redução no volume de clientes em decorrência das restrições de circulação impostas em meio à crise sanitária, a fim de mitigar os efeitos da transmissão do covid-19. Os dados são de uma sondagem nas empresas, realizada pela Federação, entre abril e maio.

O estudo mostra, ainda, que até a chegada da pandemia ao Brasil, a maioria dos negócios em São Paulo vivia situação de estabilidade. Assim, pode-se dizer que o covid-19 deteriorou a situação deles: 54% dos empresários ouvidos disseram que, antes da crise, tinham uma condição estável no faturamento. Quase um terço deles (31%) respondeu que, na verdade, as condições eram boas – enquanto só 14% passavam por dificuldades até a chegada da pandemia. A Federação orienta que os empresários reduzam custos, reavaliem contratos, solicitem empréstimos para alavancar os negócios.

No caso da relação com o Poder Público, quando perguntada sobre quais medidas estatais seriam mais efetivas, uma maioria (56%) apontou a renegociação de prazos de impostos, enquanto 52% citaram a ampliação de linhas de crédito. Houve ainda 44% que afirmaram esperar uma redução de juros e empréstimos passados. Esta é uma necessidade que, na percepção da Entidade, só pode ser resolvida por meio de uma articulação coordenada de governos municipais, estaduais e federal (AI/Fecomercio-SP).