85 views 50 secs

Saldo de emprego na indústria paulista caiu em outubro

em Economia
quinta-feira, 14 de novembro de 2019

A variação do saldo de emprego na indústria paulista foi negativa em outubro (-0,14%), com o fechamento de 3 mil postos de trabalho, na série sem ajuste sazonal. Feito o ajuste, a queda no mês é de -0,25%. Nessa mesma base de comparação, entre janeiro e outubro, o resultado segue negativo e totaliza o encerramento de 12,5 mil vagas na indústria (-0,60%).

Os dados foram divulgados pela Fiesp e Ciesp. “O resultado do mês foi influenciado pelo setor sucroalcooleiro, com o início do período de demissões dos safristas, além de observadas demissões no setor do vestuário, que é um movimento dentro da normalidade para o mês. Apesar de ser um saldo negativo, a baixa para o emprego na indústria paulista é comum para outubro”, avalia José Ricardo Roriz, 2º vice-presidente da Fiesp e do Ciesp.

Entre os setores, 50% apresentaram variações negativas, com 7 contratando, 11 demitindo, e 4 permanecendo estáveis. Os principais destaques no campo positivo ficaram, principalmente, por produtos diversos (600); produtos de minerais não metálicos (415) e produtos de borracha e material plástico (332). Entre os destaques negativos ficaram confecção de artigos do vestuário e acessórios (-1.414), coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (-1.236) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-697) – (AJI/Fiesp-Ciesp).