92 views 2 mins

Risco de morte por Covid cai 95% após vacinação

em Economia
quinta-feira, 10 de junho de 2021

O risco de morrer por Covid-19 na Itália é reduzido em 95% a partir da sétima semana depois da administração da primeira dose da vacina contra a doença, mostrou um estudo divulgado ontem (10), pelo Instituto Superior de Saúde (ISS). O
documento explica que a vacinação “trouxe uma notável redução do risco de morte menos de dois meses depois de receber a dose”.

Outro índice positivo é que, na comparação com 2020, houve uma queda em termos percentuais na contaminação por coronavírus Sars-CoV-2 na população muito idosa, ou seja, acima dos 80 anos, e uma queda na idade média das pessoas que contraíram a doença. “Isso é um sinal de como a campanha de vacinação, as recomendações e a prevenção colocadas em prática tiveram êxito positivo na redução da transmissão da doença na faixa anciã da população”, informa ainda o relatório.

Houve uma ótima adesão à campanha, com 95% dos vacinados voltando para tomar a segunda dose, e que “depois das sete semanas, estima-se ainda a redução de 80% do risco de infecção e de 90% do risco de internação”. Os dados foram contabilizados até 7 de junho, quando 38.178.684 doses das vacinas da Pfizer/BioNTech, Moderna, Oxford/AstraZeneca e Janssen haviam sido administradas no país. Desses, 13.028.350 pessoas completaram o ciclo de imunização (duas doses ou a dose única da Janssen), o que representava 24,01% da população acima dos 12 anos (ANSA).