67 views 2 mins

Reabertura total do comércio deve gerar mais empregos

em Economia
terça-feira, 17 de agosto de 2021

A reabertura total do comércio em São Paulo sem mais restrições sanitárias, de movimentação e horário de funcionamento desde ontem (17), anima empresários do setor de lojas de shoppings. Para a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, o momento é positivo após um ano e meio com restrições e fechamento completo, o que levou à falência mais de 10 mil lojas em todo o país.

“Com a aceleração da vacinação que na cidade de São Paulo chegou a quase toda a população adulta, o avanço é uma boa notícia para os lojistas, para os empregados do setor comercial e para o consumidor, mas não iremos descuidar dos 20 protocolos aplicados com sucesso nas lojas de shopping nem do uso de máscara nos centros de compra”, afirma Nabil Sahyoun, presidente da Associação.

“Pesquisa recente mostrou que um pouco mais da metade dos lojistas estimam que as vendas vão crescer até 20%, enquanto que para 1/3 dos lojistas esperam aumento de faturamento em torno de 40% até o fim do ano. Temos 182 shoppings no estado de SP com 50 mil funcionários envolvidos nesta operação e esperamos, ao menos, gerar mais 5 mil vagas nos próximos meses”, explica Sahyoun.

As próximas datas importantes para o comércio são o Dia das Crianças, Black Friday, além do Natal e do Réveillon. Com o aumento da movimentação e o fim das restrições, algumas atrações como espaço infantil, parques, cinemas e teatros tendem a atrair maior público para os empreendimentos. “Nosso olhar é positivo e há expectativa de contratação, mas isso dependerá, é claro, da recuperação econômica, pois o poder de compra caiu muito por parte da população e ainda há muito desemprego e outros prejuízos causados pela pandemia”, finaliza Sahyoun (AI/Alshop).