A Comissão Europeia disse que o novo coronavírus já afeta a economia europeia, especificamente devido à influência da China nos mercados da região, mas adiantou não ser ainda possível fazer uma “previsão séria” sobre esse impacto. “Os acontecimentos recentes apontam para uma materialização parcial desse risco, por isso teremos um impacto, tendo em conta que a China representa 18% do PIB mundial, mas ainda não é possível fazer uma previsão séria”, declarou o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, conferência de imprensa em Bruxelas.
Discursando na apresentação do pacote de inverno da Comissão Europeia do semestre europeu, que inclui análises macroeconômicas dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE), Gentiloni disse que o surto do Covid-19 “está evoluindo dia após dia”, e está sendo monitorado pelos serviços técnicos de Economia do executivo do bloco.
“A única certeza que temos é de que vamos ter impacto econômico” do coronavírus na economia europeia e “existe alguma preocupação” relativamente a isso, admitiu Paolo Gentiloni, ao admitir que: “Quantificar isso com previsões não é algo que vamos fazer para já”.
As bolsas europeias estão operando no vermelho, pressionadas pelo surto da doença, com as suas consequências econômicas dominando a atenção dos investidores. Com o surto do coronavírus, os investidores têm cada vez mais depositado os seus ativos em ouro, em uma tentativa de evitar exposição a ativos de risco (ABr).