110 views 4 mins

Investimento no setor de infraestrutura deve crescer 11,1% no Brasil este ano

em Economia
quinta-feira, 27 de julho de 2023

CPE Tecnologia aponta equipamentos que agilizam o trabalho de engenheiros por meio da leitura de espaços fechados, compilação de dados e geração de modelos em 3D

Segundo projeção divulgada na Carta de Infraestrutura 2023, elaborada pela Inter.B Consultoria Internacional de Negócios, o investimento no setor da infraestrutura no Brasil em 2023 deverá ser de R$ 204,6 milhões, 11,1% a mais que o verificado em 2022, quando o valor ficou em cerca de R$ 184,1 milhões.

Para Rogério Neves, CEO da CPE Tecnologia, empresa que atua no mercado de soluções para geotecnologia, esse cenário indica que pode haver um aumento da demanda por novas tecnologias para fazer o mapeamento e medição de terrenos, verificar solos, avaliar a viabilidade de projetos de engenharia, entre outros. “Recursos como nível, teodolito e estação total são muito utilizados pelos profissionais em projetos de construção civil, no setor imobiliário, na agropecuária, em logística e transporte, na área ambiental e em vários outros segmentos”, diz.

O executivo explica que “por mais que as ferramentas citadas tenham sua importância, há certos desafios que demandam recursos tecnológicos mais específicos, como o mapeamento e medição de locais fechados”. Segundo ele, nesses casos, é necessário o uso de equipamentos e ferramentas para realizar a leitura do espaço, compilar os dados e gerar modelos em 3D. “Os modelos de laser scanners portáteis atendem trazem mais praticidade, agilidade e precisão na leitura de ambientes fechados, por isso, as construtoras e engenheiros vêm utilizando cada vez mais esses equipamentos nesses ambientes”, afirma Neves.

Os lasers scanners portáteis contam com alta taxa de medição por segundo, alta precisão e capacidade de realizar medições em ambientes internos e externos enquanto o operador caminha pelas áreas a serem medidas.

Além da análise de pontos, essas ferramentas são capazes de gerar um modelo 3D de todas as coordenadas e pontos registrados. “É possível deixar o trabalho mais rápido, mas também cortar gastos com modelos menores e portáteis e modelagem 3D dos objetos ou áreas escaneadas pelo laser scanner”, conta Neves.

Equipamento premiado

Com o uso do Zeb Horizon, a Sondotécnica Engenharia, que realiza o gerenciamento de obras em diversos assentamentos de interesse social, foi premiada na categoria Habitação Social da 4ª edição do prêmio InovaInfra — Inovação na Engenharia e Infraestrutura 2023.

O prêmio, que visa evidenciar ações inovadoras desenvolvidas e aplicadas em obras por companhias do ramo de engenharia, reconheceu os resultados positivos do projeto ‘Inovação para laudos de avaliação de moradias em favela’, que possibilitou a leitura externa e interna das moradias da comunidade de Paraisópolis, auxiliando na geração de imagens precisas do local. Com isso, foi possível identificar as residências que precisam ser retiradas para a obra de saneamento do Córrego Antonico e estimar com facilidade os valores de indenização que devem ser pagos aos moradores.